Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cuca cita semelhança com Guardiola e quer ‘dia mágico’ para vencer o Bayern

Digital genérica interna
Escrito por

O técnico Cuca evita falar muito sobre o Bayern de Munique, até porque o duelo entre o time bávaro e o Atlético-MG não está garantido no Mundial. Mas, em entrevista ao site oficial da Fifa, o comandate do representante sul-americano no Marrocos comentou bastante do atual campeão europeu. De destaque, sua análise do jeito de Guardiola tem em achar características inéditas em alguns jogadores, algo que o brasileiro vê como ponto de proximidade.

- O Guardiola é esperto, né? Ele usa tudo, tudo que pode tirar do jogador. Às vezes ele coloca um jogador numa outra função porque enxerga realmente algo. Eu também procuro fazer isso e às vezes a gente é mal interpretado: se der certo, você é bom; se não, você é o “Professor Pardal”. Aqui no Brasil, então, cai tudo. Mas o Guardiola vê as características do jogador, como está fazendo com o Philip Lahm como segundo volante, ou o (Bastian) Schweinsteiger atuando como primeiro - afirmou o treinador.

Cuca, no Atlético-MG, foi responsável por algumas mudanças de posicionamento de alguns jogadores. Diego Tardelli, por exemplo, é um ponta-direita, posição que o camisa 9 nunca atuou em terras nacionais, tendo mais características de um segundo atacante. Sem R10, Tardelli virou armador, e se saiu muito bem. 

Outra mudança que o treinador fez, através de um olhar mais clínico para as características de jogadores e características da própria proposta de jogo está na lateral esquerda. Lucas Cândido, que sempre foi um garoto da base de destaque do Galo por ser volante com bom porte físico e saída de bola diferente, virou lateral. No Galo, sua altura chamou a atenção e, por ser canhoto, conquistou rapidamente a confiança do chefe.

Ainda sobre o Bayern de Munique, Cuca sabe que o duelo é desigual na parte técnica, até porque o time alemão possui maior capacidade financeira de montagem de elenco. Então, para superar a equipe alemã, Cuca irá trabalhar sobre o futebol sistemático de Pep e Cia.

- A gente tem de estar num dia mágico, perfeito, tudo dar certo para nós e ainda contar que as coisas não deem certo 100% para o Bayern. Aí a gente passa (...) Agora, o que sinto neles é que têm uma maneira sistemática de jogar. E, se a gente trabalhar bem em cima disso, pode ter alguma vantagenzinha.