Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro barra Grêmio, vira na Arena e pode ser campeão no domingo

Éverton Ribeiro - Grêmio x Cruzeiro, Campeonato Brasileiro (Foto: Ricardo Rímoli/LANCE!Press)
Escrito por

Domingo pode sair o campeão brasileiro. Depois de um primeiro tempo muito ruim, o Cruzeiro conseguiu uma preciosa virada sobre o Grêmio, em Porto Alegre, e venceu por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, pela 35ª rodada do Brasileirão. O resultado dá à equipe a possibilidade de conquistar o troféu neste fim de semana. Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro marcaram os gols cruzeirenses, enquanto Riveros fez o gremista no primeiro tempo.

O time mineiro, que foi a 73 pontos, freou uma ascensão do Tricolor, que não perdia desde o início de outubro - seis partidas.  O time gaúcho está em sexto na tabela, fora do G4, com 60 pontos.

Na próxima rodada, o Tricolor enfrentará o Corinthians, em briga direta pelo G4, na Arena Corinthians, domingo, às 19h30. Já a Raposa joga no Mineirão, contra o Goiás, e um triunfo dará o bicampeonato aos comandados de Marcelo Oliveira.

ESFORÇO GREMISTA RECOMPENSADO

A promessa era de uma jogão, pela disputa dos dois na ponta da tabela. No início, se viu muito chutão e pouco toque de bola, algo característico do time mineiro, que tentava marcar a saída de bola rival. Teve sucesso nos primeiros minutos, mas logo o Grêmio conseguiu se soltar. Zé Roberto finalizou de dentro da área e mostrou que o Tricolor não ficaria submetido a ela.

E na verdade os gaúchos passaram a dominar o jogo. Logo aos 12 minutos, Barcos girou na área e cruzou. Ceará conseguiu tirar parcialmente. A bola subiu, parecia óbvio que Júlio Baptista ganharia no corpo de Riveros. Mas o paraguaio esticou a perna esquerda, dominou antes do cruzeirense e abriu o placar. O camisa 16 ganhou uma logística especial para retornar de Lima, onde jogou com o Paraguai. Esforço do clube recompensado em campo.

Aos 31, quando Júlio Baptista deu a primeira finalização do Cruzeiro no jogo, o Grêmio já havia acertado a trave com Barcos, em cabeçada que correu a linha antes de ser tirada por Bruno Rodrigo, e perdido chance de dentro da área, com o multifunção Ramiro.

Irreconhecível, a Raposa não criava. A dupla dinâmica Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que tão bem se entende, parecia ter sido apresentada na Arena, nesta noite. E Marcelo Oliveira ainda perdia jogadores: Ceará e Marquinhos sentiram problemas e deixaram o campo na etapa inicial. Luan, aos 38, recebeu de Dudu pelo meio e só não ampliou porque Samúdio se jogou na bola para salvar.

RAPOSA MOSTRA POR QUE É LÍDER


Tão logo a bola rolou, ficou claro que o primeiro tempo não se repetiria. O Cruzeiro voltou bem melhor. Willian entrou cara a cara com Grohe, mas finalizou errado. Parecia ter se dado um clique: "Oh, somos o líder e melhor time do Brasil'. Ricardo Goulart fez acrobacia para desviar bola aos 12 e não marcou por detalhe. "Uai, temos um jogo!", gritou o mineiro. "Bah, tchê, não tá morto quem peleia", respondeu o gaúcho.

O crescimento do Cruzeiro, aliado à inércia gremista, resultou no empate. Após cobrança de escanteio, Júlio Baptista desviou e Willian finalizou. Marcelo Grohe espalmou, mas Ricardo Goulart, na pequena área, escorou para o gol e colocou um pingo de justiça no placar. O Tricolor se intimidou após o grande primeiro tempo e a Raposa mostrou a razão de ser o grande time do Brasil nos últimos dois anos.

Ainda assim, o time de Felipão perdeu uma chance extraordinária: Bruno Rodrigo cortou errado cruzamento e deu passe para Barcos. Mas o Pirata, quase na pequena área, parou em Fábio. O que iniciou uma espécie de pressão gremista, com muitas bolas levantadas na área e escanteios. E deu o que o Cruzeiro mais gosta: um contra-ataqu.

Aos 30 minutos, o apagado Éverton Ribeiro recebeu de Mayke, invadiu a área tranquilamente e deslocou Grohe com um chute forte. A virada veio com a cara de líder, com a cara do melhor time do Brasil, com a cara do time que pode ser campeão no próximo domingo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 2 CRUZEIRO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 20/11/2014 – às 21h50
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP)
Público-renda: 43.012 (40.497 pagantes)- R$ 1.441.00,00
Cartões amarelos: Mayke, Samúdio, Willian Farias (CRU) Zé Roberto, Riveros, Pedro Geromel (GRE)

Gols: Riveros - 12'/1°T (1-0), Ricardo Goulart - 20'/2°T (1-1) e Éverton Ribeiro - 30'/2°T (1-2)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Zé Roberto; Walace, Riveros (Alán Ruiz - 33'/2°T), Ramiro, Luan (Giuliano - 36'/2°T) e Dudu; Barcos (Lucas Coelho - 37'/2°T) - Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke - 22'/1°T), Léo, Bruno Rodrigo e Samúdio (Egídio - 19'/2°T); Willian Farias, Nilton, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos (Willian -31'/1°T) e Júlio Baptista - Técnico: Marcelo Oliveira.