Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa-2014 teve legado positivo para 76,4% dos brasileiros, aponta pesquisa

Peça SAT
Escrito por

Mesmo com o vexame em campo, clima de protestos um ano antes e uma preparação que fez a Fifa querer dar "chute no traseiro" do Brasil, 76,4% dos brasileiros consideraram que a Copa do Mundo de 2014 deixou algum legado positivo, segundo estudo da Nielsen Sports.

Desse universo que viu um resultado positivo para o Mundial, a maior fatia dele - 38% - classificou a interação humana como principal aspecto. O legado esportivo foi o segundo mais citado (27%), seguido por urbano (24%), econômico (9%) e ambiental (2%).

- O Mundial ficou marcado, principalmente, pela interação humana, que foi o ponto alto do evento. A união entre os torcedores brasileiros e de outras nacionalidades despertou a atenção. Além disso, a receptividade dos brasileiros, a participação dos voluntários e as estruturas das arenas também agradaram, favorecendo a melhora do clima afirmou o diretor de Nielsen Sports, Thiago Maia.

Dos entrevistados na pesquisa, 14,8% tiveram a oportunidade de assistir a algum jogo no estádio. Na hora de apontar pontos positivos ou negativos, uma divisão entre sedes. No Sudeste, segurança, transporte e presença com pessoas treinadas para auxiliar na chegada às arenas. Mas no Nordeste, o transporte foi negativo, como alimentação e preço dos artigos vendidos.

A pesquisa ainda revelou como a Copa influenciou no consumo. Como 84,7% dos entrevistados assistiram aos jogos em casa com família ou amigos, a "cesta básica da Copa do Mundo" - composta, por exemplo, de cerveja, carne ou embutidos - foi 6% mais vendida no período.