Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça ‘O Ganso com fome’, novo reforço do Botafogo para o Brasileirão

Xavi - Espanha x Bruno Martins - Holanda (Foto: Damien Meyer/AFP)
Escrito por

Quem é João Gabriel? O reforço do Botafogo, contratado nesta semana, é desconhecido dos alvinegros e do público geral. Mas no interior de São Paulo já vinha fazendo certo sucesso: foi artilheiro no Paulista da Série B de 2013 (equivalente à quarta divisão), eleito craque da A3 (terceira divisão) deste ano, ambos pela Matonense. Por lá, ganhou comparações, pelo estilo de jogo, com Paulo Henrique Ganso, mas com uma diferença...

– Fui vê-lo jogar pela Francana (SP), em 2013, me disseram que ele tinha o estilo do Ganso. Mas como ele se movimenta bastante, brinquei: É um Ganso com fome, pois corre muito, e o Ganso é mais parado, armando (risos) – disse o agente Carlos Roberto, da empresa CR Promoções, que comprou parte dos direitos dele na época.

L!TV
> Vaivém: Clubes voltam a treinar com reforços e querendo novidades
> Sonhando com a artilharia, Zeballos comenta boa fase
> Zeballos põe panos quentes em salários atrasados
> Sonhando com a artilharia, Zeballos comenta boa fase


E MAIS
> Preparador físico inicia trabalhos no Bota e espera empenho dos atletas
> De volta aos treinos, Jorge Wagner quer recuperar vaga de titular
> Zeballos põe panos quentes em salários atrasados
> Sonhando com a artilharia, Zeballos comenta boa fase

O jogador, de 23 anos, encara a negociação com o Botafogo como uma grande chance. Mas já teve uma oportunidade no Rio. Em 2010, ele passou pelos juniores do Fluminense, ficou quase um ano e meio no clube, mas após mudança na diretoria, pediu para ser negociado.

Quando retornou ao futebol do interior de São Paulo, iniciou a trajetória no profissional e rodou bastante: passou por Independente de Limeira (SP), Piauí (PI), Comercial do Piauí (PI) e Sampaio Corrêa (MA). Mas passou a se firmar a partir do ano passado, na Francana.

Após alguns bons jogos pelo time de Franca, em 2013, surgiu o convite da Matonense. Ficou duas temporadas no clube e subiu dois anos consecutivos de divisão no Campeonato Paulista, sendo o destaque da equipe, ganhando prêmios individuais nas competições.

Com o destaque na interior paulista, surgiram alguns convites. Ele quase fechou com a Portuguesa, mas foi oferecido ao técnico alvinegro Vagner Mancini, que conhece bem o futebol de lá, e o negócio foi fechado. Segundo um representante dele, o São Paulo, posteriormente, chegou a fazer contato, mas já havia uma situação bem encaminhada com o Botafogo.

Isso tudo o levou até este momento. Agora, é preciso esperar a bola rolar para conhecer João Gabriel. É em campo que ele espera deixar de ser desconhecido e "se apresentar" aos botafoguenses.




Improviso na lateral, mas é meia

João Gabriel começou a chamar atenção jogando pela Francana, no ano passado, na lateral esquerda. Mas quando recebeu a notícia de que poderia ir para a Matonense, logo avisou que é meio-campista de origem.

– Gostei bastante do João Gabriel jogando na lateral, pela Francana. Tinha um chute forte, subia bem. Quando falei que o levaria para a Matonense, ele disse para mim: "mas avisa lá que sou meia." É a posição dele mesmo – lembrou Carlos Roberto.

Na época, João foi improvisado na lateral porque não havia lateral-esquerdo no elenco. Mas não foi a primeira vez que isso aconteceu. Por diversas vezes o jogador foi colocado na lateral.

Na base do Fluminense, ele também foi utilizado por ali, apesar do desejo de atuar no meio de campo. O sucesso nos dois últimos anos na Matonense indica que estava certo.