Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comandante do Gepe garante segurança para torcedores no clássico

Escrito por

Depois das cenas de violência registradas nos últimos dois confrontos entre Fluminense e Vasco, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) irá reforçar o efetivo de policiais nas áreas próximas à entrada do Fluminense, pela Rua Eurico Rabelo, mesmo lugar em que aconteceram as outras confusões.

Ao LANCE!Net, o comandante do Gepe, João Fiorentini, garantiu a segurança dos torcedores que forem ao jogo e disse que os baderneiros, se aparecerem novamente, serão punidos com a prisão.

– Os torcedores podem ir tranquilos ao jogo. Tomaremos todas as medidas necessárias e quem causar qualquer confusão novamente será preso – prometeu.

COM A PALAVRA - Mauricio Murad - sociólogo e membro da Academia LANCE!

A brincadeira é saudável e faz parte da cultura do esporte. O problema do que tem acontecido nos jogos entre Fluminense e Vasco é muito mais do que uma brincadeira. A Força Jovem e a Young Flu estão inseridas num contexto não de adversárias, mas de inimigas. O que torna tudo ainda mais grave é que tanto a Young quanto a Força estão proibidas de frequentar o estádio. É uma prova de que a proibição não resolve.

Fizemos uma pesquisa recente que mostra que 90% das mortes em jogos de futebol ocorrem no lado de fora do estádio. Não adianta proibir e criminalizar torcidas. O que tem de ser feito é a polícia ocupar as redes sociais, onde brigas são marcadas, criar um disque-denúncia de torcidas organizadas e punir com prisão, processos, enfim, levar os casos até as últimas consequências.

Estive nos dois últimos jogos entre Flu e Vasco, vi a porrada comer solta dos dois lados e pouquíssimo policiamento. Não se vê prisões e quando elas ocorrem os infratores rapidamente voltam às ruas.

Existe outra pesquisa que mostra que os torcedores não confiam na polícia. Sabem que não vai resolver o problema. Isso é o que de mais grave pode ocorrer. A polícia precisa cumprir com o papel que a sociedade espera dela.

Vários fatores fazem o torcedor deixar de ir ao estádio. A questão do horário dos jogos, o preço alto dos ingressos, a concorrência com a TV, a falta de um transporte de qualidade, o nível técnico fraco de alguns jogos, mas a principal queixa registrada em pesquisas é que o principal fator que tira torcedor e famílias dos estádios é a violência.

O último Flu e Vasco foi um bom jogo. Foi empolgante e havia apenas dez mil pessoas no Maracanã. Não estou falando de um jogo como é Flamengo x Cabofriense, que tem um time pequeno envolvido, mas de um clássico. É inadmissível que isso ocorra.