Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com ex-zagueiros no comando, Vasco tem ‘eficiência violenta’ no Carioca

Escrito por

Ter a melhor defesa de um campeonato não é sinônimo de que o time seja agressivo. Entretanto, no Vasco de 2014, as estatísticas favoráveis na zaga andam de mão dada com alguns números que não são lá motivos de orgulho. Em suma, o Cruz-Maltino é a equipe mais violenta do Campeonato Carioca 2014. Fica a dúvida se o custo-benefício vale a pena.

Coincidência ou não, a comissão técnica da equipe está recheada de ex-zagueiros. O técnico Adilson Batista fez sucesso no Grêmio, no Corinthians e no Japão, enquanto o auxiliar Jorge Luiz se destacou no futebol carioca. Já o outro auxiliar, Silveira, foi campeão brasileiro pelo Guarani, em 1978.

Nos 13 jogos disputados neste Carioca, o Vasco sofreu apenas dez gols. A defesa é a melhor da competição, com média de 0,76 a cada partida. O time também é o que mais roubou bolas (293 vezes). Para completar, ainda possui três jogadores entre os cinco primeiros neste quesito: Luan, Fellipe Bastos e Guiñazú.

Até aí, tudo bem. Mas, quando começa a análise de números de faltas e cartões, é fácil perceber que o Cruz-Maltino também é um time violento. Ao longo do Estadual, é a equipe que mais fez faltas (250), mais levou cartões (36) e teve mais atletas suspensos (sete). Tudo isso com uma boa distância em relação aos rivais.

Pedro Ken é o jogador que mais fez faltas no Carioca. Foram 28 no total, sendo três cartões amarelos e um vermelho. Uma das explicações pode ser o fato de ele estar jogando mais recuado ultimamente.

- Hoje eu jogo mais como volante mesmo. Nos últimos jogos e, desde o ano passado, me encaixei nesta posição. A gente joga em linha. Quando um sobe, o outro fica. Espero ajudar no combate, na qualidade do passe. Estou aqui para colaborar da melhor forma - disse o volante vascaíno.

Com ou sem violência, o Vasco segue caminhando. E quem quiser "bater de frente" terá que suar.

Jogadores mais faltosos
> Pedro Ken: 28
> Guiñazú: 26
> Airton: 23
> Gum: 23
> André Rocha: 22

Times mais faltosos
> Vasco: 250
> Botafogo: 230
> Flamengo: 202
> Fluminense: 165

Jogadores com mais desarmes
> Diguinho: 42
> Luan: 39
> Fellipe Bastos: 33
> Guiñazú: 30
> André Rocha: 30

Times com mais desarmes
> Vasco: 293
> Flamengo: 283
> Fluminense: 268
> Botafogo: 250

Jogadores com mais cartões
> Airton: 5 (1 vermelho)
> Guiñazú: 4
> Aranda: 4
> Pedro Ken: 4 (1 vermelho)

Times com mais cartões
> Vasco: 36 (1 vermelho)
> Botafogo: 25 (1 vermelho)
> Flamengo: 25 (1 vermelho)
> Fluminense: 22