Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com invasão argentina, Porto Alegre decreta ponto facultativo, cogita novo telão e jato d’água

Argentina x Bósnia - Torcida (Foto: Damien Meyer/AFP)
Escrito por

No Mineirão, argentinos fizeram a festa contra o Irã (FOTO: Damien Meyer/AFP)

A invasão de argentinos a Porto Alegre para o jogo contra a Nigéria, estimada em mais de cem mil pessoas, fez a prefeitura da capital gaúcha e o governo do estado anunciarem uma série de medidas para evitar caos no trânsito e episódios violentos. Foi decretado ponto facultativo o dia inteiro a fim de tentar reduzir a circulação de pessoas rumo ao centro da cidade, facilitando a mobilidade urbana. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira. Para se ter uma ideia, nos dias de jogos do Brasil a medida só tem valido a partir do meio-dia, como no caso desta segunda, quando acontece Brasil x Camarões. 

Além disso, está sendo estudada a possibilidade de instalação de um telão fora da área da Fan Fest. Isso porque o Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde está instalado o espaço para os torcedores, tem capacidade para 20 mil pessoas. Como o controle mostra que pouco mais de 18 mil ingressos foram vendidos para argentinos e o contingente será bem maior é possível que haja problemas. 

O esquema de segurança para a partida também será mudado. Nos jogos do Beira-Rio apenas stewars vinham atuando na arquibancada, mas para esse jogo haverá também policiais. No caminho para o estádio, o número de barreiras será de três e um esquema de trânsito especial será montado. Um caminhão com jato d'água também està à disposição, mas seu uso ainda será avaliado pela polêmica que causa: usado para dispersar arruaceiros pode acabar causando ferimentos.

Na semana passada, em entrevista por telefone ao LANCE!Net, o secretário de segurança do Rio Grande do Sul, Airton Michels, afirmou estar tranquilo em relação à situação pelo boa proximidade de Porto Alegre com a Argentina e "a cordialidade da relação". Porém, as medidas tomadas mostram que há sim um temor com invasões parecidas com a dos chilenos no Maracanã e precaução está sendo tomada para isso. 

A partida entre Nigéria e Argentina, pela última rodada do Grupo F, acontece na próxima quarta-feira às 13h. Com seis pontos, os argentinos precisam de um empate para assegurarem a primeira colocação, ao passo que uma igualdade garantirá aos nigerianos a classificação.