Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com gol aos 49, Portugal empata com EUA e se mantém vivo na Copa

EUA x Portugal (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Escrito por

Estados Unidos e Portugal encerraram a segunda rodada de jogos da Copa do Mundo com um empate emocionante por 2 a 2, neste domingo, na Arena da Amazônia, em Manaus. Os gols do duelo foram marcados por Nani e Varela para Portugal e Jones e Dempsey, de barriga, para os americanos. Com o resultado, o grupo fica indefinido e será decidido apenas na última rodada.

A rodada decisiva do grupo será na próxima quinta-feira, quando Portugal encara Gana, em Brasília, e os Estados Unidos decidem diante da Alemanha, no Recife. As duas partidas acontecerão simultaneamente, às 13h. Caso a partida entre alemães e americanos acabe empatada, as duas seleções se classificam. Portugal e Gana terão de vencer e depender do resultado da outra partida para seguir na competição.

GOL PORTUGUÊS NO INÍCIO E EQUILÍBRIO

Necessitando da vitória para continuar viva na competição, a seleção portuguesa partiu para cima e tomou a iniciativa no jogo. Logo aos 5 minutos, André Almeida chutou da esquerda e a bola sobrou limpa para Nani, que esperou o goleiro Howard cair para encher o pé e estufar a rede adversária. O gol acordou os Estados Unidos, que foi para cima e teve as melhores chances até os 25, 30 minutos, quando o jogo ficou equilibrado.

Bradley e Johnson eram os melhores jogadores da equipe de Jürgen Klinsmann. Os dois arriscaram várias jogadas e deram muito trabalho para o goleiro português Beto, que fez boa defesas na primeira etapa. Já no lado português, Cristiano Ronaldo e Nani eram os destaques, puxando os contra-ataques. No fim da primeira etapa, Portugal ainda quase ampliou o placar. Nani acertou a trave e no rebote Eder bateu, mas Howard conseguiu mandar para escanteio.

E MAIS:
> Gol no fim não diminui frustração de Portugal: 'Agora está mais difícil'
> Dempsey lamenta gol sofrido no fim, mas vê EUA em boa situação no grupo

RITMO FORTE E BELO GOL AMERICANO PARA EMPATAR

A segunda etapa começou em um ritmo muito acelerado. Atrás no placar, os Estados Unidos aproveitaram a mudança na lateral-esquerda, já que André Almeida saiu machucado, e forçaram o jogo em Johnson, que conseguia ótimas jogadas nas costas de Willian Carvalho. Aos 10 minutos, ele fez uma grande jogada, tirou o goleiro Beto e deixou Bradley em ótimas condições para empatar.

Dempsey marca de barriga no segundo gol dos EUA (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Aos 18 minutos, Jones acertou um belo chute de fora da área e empatou a partida. O gol melhorou o jogo, já que as duas equipes partiram para o ataque buscando o resultado. Portugal forçou o jogo em Cristiano Ronaldo, mas o craque não estava em uma noite inspirada. O segundo gol dos EUA veio após boa jogada pelo meio, a bola sobrou para Zusi, que bateu e viu Dempsey desviar com a barriga para as redes. Quando tudo era dado como perdido, Cristiano Ronaldo fez grande jogada pela direita, cruzou na medida para Varela, que empatou e manteve as esperanças portuguesas na Copa.

FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 2 X 2 PORTUGAL

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Data/Hora: 22/6/2014 – 19h
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana (ARG) e Juan Belatti (ARG)
Público:  40.123 torcedores
Cartões Amarelos: Jones (EUA)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Nani, 5'/1ºT (0-1); Jones, 18'/2ºT (1-1), Dempsey 35'/2ºT (2-1); Varela 49'/2ºT (2-2)

ESTADOS UNIDOS: Howard, Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Bedoya (Yedlin, 26'/2ºT), Bradley, Jones, Beckerman e Zusi; Dempsey (Wondolowski, 41'/2ºT) - Técnico: Jürgen Klinsmann.

PORTUGAL: Beto, João Pereira, Bruno Alves, Ricardo Costa e André Almeida (Eder - Intervalo); Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles (Varela - 23'/2ºT); Cristiano Ronaldo, Nani e Postiga (Eder, 15'/1ºT) - Técnico: Paulo Bento.