Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Fernandinho, Grêmio pode mudar estilo e adotar esquema mais ‘moderno’

Escrito por

A chegada de Fernandinho é um acréscimo de qualidade inegável ao Grêmio, principalmente pelo que o atacante apresentou nos últimos meses no Atlético-MG. Mas também representa a possibilidade de Enderson Moreira colocar em prática uma situação que ele já admitiu que gosta, que seria atuar sem um centroavante fixo.

Apesar de não ser o histórico do treinador nos últimos anos, o comandante gremista admira e gosta do esquema mais utilizado atualmente, sem um camisa 9 de referência. Como a Alemanha joga quando Muller é o último atacante. Ou a função que Messi muito exerceu com Guardiola no Barcelona, como "falso-nove". Um atacante enfiado, mas que recua, busca espaços mais atrás e cria outros para que jogadores de mais velocidade entrem na diagonal.

O esquema "moderno" pode ser colocado em prática com a chegada de Fernandinho. Em alguns treinamentos, Enderson testou a formação sem Barcos. Luan, Giuliano, Dudu e Alán Ruiz trabalhavam no setor ofensivo. Quando utilizou esta formação em um trabalho, os titulares marcaram dois gols - o placar estava zerado.

Com Fernandinho, o treinador tem ainda mais alternativas para formar o setor. Uma linha com Luan, Giuliano e Dudu, com Fernandinho posicionado mais à frente, poderia ser escalada. Ou com Luan mais avançado - jogou assim na base, como centroavante - e Fernandinho aberto por um dos lados. Outra alternativa seria a mudança de esquema para o 4-1-4-1, com a saída de um volante. Nesta hipótese, o Pirata permaneceria no time.

Apesar de ser entusiasta do esquema, Enderson não dá mostras, pelo menos por ora, de que vá utilizá-lo. O técnico, porém, pode usar a formação em uma partida eventual, como estratégia específica de jogo. No entanto, pela pressão de torcida e imprensa com a necessidade de ter 11 titulares "escolhidos", sem rodízios, acaba desencorajado. Barcos é o capitão da equipe e um dos líderes do vestiário. E há, claro, a chance do Pirata voltar a render com as novas parcerias.

A situação, porém, deve demorar um pouco a acontecer. Fernandinho será apresentado ainda nesta quinta-feira, antes do treino da tarde, na Arena. Mas precisa de um período especial de treinamentos físicos, já que não estava treinando desde que deixou o Atlético-MG. Por isso, ainda não se tem uma previsão de estreia do atacante.