Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Colômbia goleia o Japão e fecha a primeira fase com 100% de aproveitamento

Rua pintada (Foto: Arquivo pessoal)
Escrito por

A Colômbia já entrou classificada para a próxima fase, mas teve de enfrentar a bravura e a paciência oriental para bater o Japão por 4 a 1, na tarde desta terça-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá, em partida válida pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. Jackson Martínez, duas vezes, e James Rodríguez marcaram para o time sul-americano. Okazaki, ainda na primeira etapa, descontou para o país do sol nascente.

A partida contou com a quebra de um recorde. Mondragón, goleiro reserva da Colômbia, entrou no jogo no segundo tempo e, aos 43 anos e três dias de idade, tornou-se o jogador mais velho da história a disputar uma Copa do Mundo.

Com o resultado, os colombianos, com nove pontos, confirmam o primeiro lugar no Grupo C. Já o Japão, com apenas um ponto, ficou na última colocação. Os sul-americanos agora enfrentam o Uruguai nas oitavas de final, sábado, às 17h, no Maracanã.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou com a Colômbia tentando fazer um calor para cima do time japonês. Ditando o ritmo, os comandados de José Pekerman buscavam um gol no início da partida. No entanto, o Japão, apesar de uma postura mais recuada, saía em velocidade nos contra-ataques. Aos 14 minutos, Uchida arriscou de fora da área. Logo na sequência, Hasebe pegou a sobra do escanteio e largou uma bomba para defesa de Ospina. Mas pela Colômbia, em contra-ataque pela esquerda, Armero achou Adrián Ramos dentro da área. O colombiano foi derrubado por Konno. Pênalti em que Cuadrado soltou a bomba no meio do gol e não deu chances para o goleiro Kawashima.

Precisando da vitória, o Japão adiantou a marcação para tentar sufocar os colombianos. Porém, os nipônicos tentavam alçar bolas na área adversária sem sucesso. Enquanto isso, a Colômbia, postada na defesa, não conseguia aproveitar os contra-ataques. Aos 26, o goleiro dos sul-americanos protagonizou uma linda defesa: Kagawa recebeu de Okubo na entrada da área, cortou para o meio e soltou a bomba de pé direito. Ospina se esticou todo para evitar o gol de empate. Aos 33, após Hasebe ser derrubado por Valdés na entrada da área, Honda cobrou falta com maestria no canto do goleiro. A bola passou rente à trave esquerda de Ospina.

O empate do Japão estava esquentando: aos 36, Okubo acertou uma linda bicicleta após cruzamento de Uchida. Mas a bola passou por cima do gol. Aos 41, a Colômbia poderia ter ampliado o placar em jogada de Jackson Martínez, que recebeu passe de Adrián Ramos, dentro da área. O colombiano tentou o chute de primeira e perdeu uma grande chance. Mas a bola pune. No minuto final dos acréscimos, o empate oriental: após cruzamento de Honda, Okazaki se antecipou à marcação e testou no canto, sem chances para Ospina. O Japão levou o empate para o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

A fim de dar mais movimentação ao time, José Perkerman resolveu promover duas alterações na Colômbia: Carbonero e James Rodríguez entraram nos lugares de Cuadrado e Quintero, repectivamente. O time passou então a trabalhar mais e ficar mais bem postada em campo. Tanto que, aos nove minutos, James Rodrígues, em sua primeira jogada, achou Jackson Martínez dentro da área. O atacante bateu cruzado, a bola ainda desviou na defesa antes de morrer no fundo do gol.

Mas, o Japão tem a tradição de nunca desistir, nunca se render. O time oriental jogava bem distribuído, mas tinha dificuldades de ultrapassar a intermediaria da Colômbia. Aos 12, Kagawa aproveitou boa jogada de Hasebe e bateu da entrada da área. A bola foi por cima do gol de Ospina. Seis minutos mais tarde, Honda fez uma ótima cobrança de escanteio e obriga Ospina a se esticar todo para praticar ótima defesa. Quase o empate japonês. Logo na sequência, Uchida faz ótima jogada na linha de fundo, cruzou no primeiro pau e Okubo, de primeira, finalizou por cima do gol.

E o Japão seguia buscando o gol de empate: aos 31, Kagawa realizou cobrança no primeiro pau e Adrián Ramos afastou de cabeça. Porém, a Colômbia se segurava e oferecia perigo nos contra-ataques. Aos 33, Adrián ramos tentou virar o jogo para Jackson Martínez, mas errou o passe. Seria uma grande chance para a Colômbia. Até que, aos 37, Jackson Martínez foi lançado por James Rodríguez. Dentro da área, o artilheiro colombiano cortou a marcação de Uchida e bateu na esquerda, sem chances para Kawashima. Esperando o tempo passar, ainda deu tempo do selecionado colombiano fechar a goleada: aos 44, James Rodriguéz recebeu na área, driblou duas vezes o marcador e bateu por cima do goleiro. Um golaço!

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 4 X 1 JAPÃO

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data/Hora: 24/06/2014 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Cartões amarelos: Konno (Japão); Guarín (Colômbia);
GOLS: Cuadrado (17'/1ºT); Okazaki (47'/1º); Jackson Martínez (9'/2ºT) e (36' 2ºT), James Rodríguez (44' 2º T)

COLÔMBIA: Ospina (Mondragón/39'2ºT); Santiago Arias, Carlos Valdés, Balanta e Armero; Juan Quintero (James Rodríguez/Intervalo), Guarín, Mejía e Cuadrado (Carbonero/Intervalo); Adrián Ramos e Jackson Martínez. Técnico: José Pekerman.

JAPÃO: Kawashima; Uchida, Konno, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Aoyama (Yamaguch/16'2ºT), Kagawa (Kiyotake/39'2ºT), Honda e Okubo; Okazaki (Kakitani/24'2ºT). Técnico: Alberto Zaccheroni.