Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COI comemora decisão da ONU de reconhecer autononia do esporte

Escrito por

A resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece a autonomia do esporte, adotada por consenso na 69ª sessão ordinária, em Nova York, foi comemorada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A medida tem por objetivo apoiar a independência do esporte, buscando incentivar a neutralidade política e reduzir descriminações e boicotes em competições. O presidente do COI, Thomas Bach, destacou a conquista.

- Acolhemos com entusiasmo esta resolução como um marco histórico nas relações entre o esporte e a política – disse Bach.

A resolução reconhece o esporte como um meio de promover a educação, a saúde, o desenvolvimento e a paz, e destaca o importante papel do COI e o Movimento Olímpico na execução destes objetivos.

O COI reforçou o desejo de evitar qualquer interferência política nos Comitês Olímpicos Nacionais.

- Devemos formar parcerias com organizações políticas baseadas neste reconhecimento da autonomia do esporte. As excelentes relações entre a ONU e o COI podem, no tocante a isto, servir como um exemplo para as relações no nível nacional entre Comitês Olímpicos Nacionais e governos nacionais. Este relacionamento com os governos exige que o esporte sempre seja politicamente neutro -  afirmou o presidente do COI.