Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chile peita a Fifa

Campinho - Barcelona sem Messi 2
Escrito por

Quando a seleção chilena conquistava uma vitória por 2 a 0 sobre a Inglaterra, no último dia 15, o país estava prestes a sancionar uma lei que pode colocar sua vaga na Copa do Mundo em perigo. O Chile, que já participou de oito Copas, sancionou, no último dia 15, a Lei de Televisão Digital,que estava em discussão desde 2009.

A princípio, essa lei tinha como objetivo regulamentar e programar a transmissão de sinal de TV digital no país, porém, em 2011 um senador propôs um artigo que garantisse que todos os jogos da seleção chilena fossem transmitidos pela TV aberta. A medida não permitirá que nenhum dos jogos sejam exibidos somente em TV paga, como o SporTV ou ESPN.

A lei não deve trazer mudanças para a transmissão da próxima Copa do Mundo, já que a rede estatal TVN adquiriu os direitos e seu sinal é recebido por 98% do território chileno. Mas as TVs pagas, que atendem 15%, também estão na jogada. A DirecTV, por exemplo, também comprou os direitos e vai exibir todos os 64 jogos da Copa, contra 33 da TVN.

Reação

Se a lei agradou aos chilenos, desagradou os donos dos direitos de transmissão. Logo após a aprovação da lei, a Fifa enviou duas cartas à Conmebol, que declarou que a medida violava cláusulas da organização latinoamericana e que possíveis sanções, como a expulsão da equipe poderiam ser impostas ao futebol chileno.

A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile, a ANFP,também se posicionou contra a medida, alegando que a lei poderia “destruir” o futebol chileno.

O texto poderia ter sido vetado até o último dia 15, mas como foco nas eleições, não houve alteração da lei. O mesmo aconteceu com a Inglaterra e a Bélgica, que tem leis semelhantes e que, após travarem batalhas judiciais com a FIFA, ganharam. Vamos ver como o Chile se vira nesse jogo.