Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Castelazo! De virada, Costa Rica surpreende e derrota o Uruguai

Escrito por


O jogo começou com o Uruguai, bicampeão mundial, como franco favorito. E o gol de Cavani no primeiro tempo, de pênalti, deu a impressão de que esta superioridade seria confirmada. Mas a Copa do Mundo sempre reserva surpresas e times considerados fracos se agigantam. Foi o que aconteceu no segundo tempo da partida disputada na Arena Castelão, em Fortaleza. Os costarriquenhos sobraram no segundo tempo, viraram o placar para 3 a 1 e decretaram a primeira zebra do torneio, um verdadeiro "Castelazo" no primeiro jogo do Grupo D.

Na próxima rodada, o Uruguai mede forças contra a Inglaterra, dia 19, às 16h, na Arena Corinthians. Já a Costa Rica enfrenta a Itália, dia 20, em Recife, às 13h. Teremos novas surpresas?

CAVANI ABRE O PLACAR DE PÊNALTI

A partida começou como esperado. Com o Uruguai pressionando e a Costa Rica bem fechada, no esquema 5-4-1. Apesar disso, o Uruguai tinha dificuldades em criar jogadas e a seleção costarriquenha apostava na qualidade de Campbell, que brigava com Godín e Lugano e deixava os zagueiros de cabelo em pé com a sua habilidade e força. E quando o jogo estava em banho-maria, Junior Diaz cometeu a besteira de agarrar Lugano claramente dentro da área. Pênalti muito bem cobrado por Cavani, apesar de Navas pular no canto esquerdo e quase alcançar a bola.

Após o gol, a Costa Rica começou a sair para o ataque de forma tímida e o Uruguai se fechou, adotando a tática costarriquenha do início da partida. Apesar de ter algumas boas chances, foi a Celeste quem se aproximou do gol, após chute de Forlán que desviou na zaga e quase enganou Navas, que se esticou todo e colocou para escanteio numa defesa sensacional - justificando o prêmio de melhor goleiro da última temporada do Campeonato Espanhol.

CAMPBELL EMPATA E DUARTE VIRA

Sem nenhuma mudança para o segundo tempo, a Costa Rica adotou outra postura, mais ofensiva e tentando explorar a altura dos zagueiros nas bolas aéreas, com as cobranças venenosas de Bolaños. E o mesmo Bolaños, com bola rolando, encontrou o perigoso Campbell livre na área. O atacante, que tem contrato com o Arsenal (ING), dominou e finalizou sem chances para Muslera.

E quando o Uruguai ainda tentava assimilar o gol de empate e se organizava para tentar retomar a ponta, Bolaños fez mais um cruzamento perigoso e Duarte, de peixinho, cabeceou para a virada. O técnico Óscar Tabárez tentou colocar o time para a frente e não arrumou nada. Desorganizada, a Celeste avançou os jogadores no campo e deixou espaços na defesa. E Ureña, um minuto depois de substituir Ruiz, fechou o script da tragédia uruguaia em Fortaleza - que ainda teve direito a agressão de Maxi Pereira em Campbell e expulsão do lateral-direito.

FICHA TÉCNICA
URUGUAI 1 X 3 COSTA RICA

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data-Hora: 14/6/2014 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)
Público: 58.679 pagantes
Cartões amarelos: Lugano, Gargano e Cáceres (URU)
Cartão vermelho: Maxi Pereira (URU)
Gols: Cavani 24'/1ºT (1-0), Campbell 9'/2ºT (1-1), Duarte 12'/2ºT (1-2) e Ureña 38'/2ºT (1-3)

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Godín, Lugano e Cáceres; Arévalo Ríos, Gargano (González 15'/2ºT), Rodríguez (Hernandéz 30'/2ºT) e Stuani; Forlán (Lodeiro 15'/2ºT) e Cavani - Técnico: Óscar Tabárez.

COSTA RICA: Navas; Gamboa, González, Duarte, Umaña e Junior Diaz; Borges, Tejeda (Cubero 29'/2ºT), Ruiz (Ureña 37'/2ºT) e Bolaños (Barrantes 42'/2ºT); Campbell - Técnico: Jorge Luis Pinto.