Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cancelamento de Fan Fest em Recife não é por dinheiro, mas por segurança

Escrito por

O dinheiro, na verdade, não é oprincipal problema que está fazendo com que as autoridades pernambucanas continuem batendo o pé para que a Fan Fest durante a Copa-2014 não seja realizada em Recife. E sim a preocupação com a segurança.

Segundo o LANCE!Net apurou, a luta contra os interesses da Fifa de promover a exibição pública das partidas do Mundial – que geraria um investimento em torno de R$ 20 milhões, segundo a Secopa – deve-se a relatórios produzidos através de um programa de monitoramento de redes sociais que identificou uma mobilização para promover protestos no local previsto para abrigar a Fan Fest.

O software foi desenvolvido pelo centro de tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco, junto a algumas empresas privadas e a Microsoft. De acordo com autoridades locais, ele, inclusive, participa de uma licitação para ser o escolhido pelo FBI como ferramenta de controle de atividade na internet.

O cancelamento da Fan Fest em Recife, tratado como irreversível, também está relacionado à manutenção da integridade do local onde o evento aconteceria. Existe a preocupação em evitar depredação, porque a região também recebe o São João da capital pernambucana. E a destruição por manifestações violentas é um risco que as autoridades não querem correr.

A Fifa já falou que pode acionar judicialmente o município por não cumprir o acordo firmado na candidatura à vaga de cidade-sede da Copa, ressaltando que as Fan Fests são obrigatórias. Mas Recife não se preocupa com punições, porque, segundo advogados ligados à gestão, o contrato “só registra a intenção de realizar, mas não existe multa ou punição”. Ou seja, na visão dos pernambucanos, a Fifa estaria de mãos atadas.

Segundo pessoa ligada à organização da Copa, os resultados do software pernambucano já chamaram a atenção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e de outras cidades-sede, que pediram informações mais detalhadas.

Apesar da grande preocupação relativa à segurança, em um volume capaz de cancelar a Fan Fest, Recife está tranquila sobre a movimentação nos jogos da Copa do Mundo.

Um dos motivos é a distância da Arena Pernambuco, que fica em São Lourenço da Mata, para o centro da cidade. Outro aspecto é que, segundo a sondagem produzida pelo monitoramento das redes sociais, as pessoas que estão dispostas a causar confusão durante o Mundial não têm os jogos como alvo, mas sim aproveitar a realização da Copa para chamar a atenção nos locais de maior concentração de pessoas.

A Fifa já recebeu pedidos de outras cidades para “herdar” a Fan Fest de Recife, como Florianópolis e João Pessoa.