Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeonato Argentino pode sofrer mudanças drásticas a partir de 2014

Digital genérica interna
Escrito por

A Associação do Futebol Argentino (AFA)  já colocou em andamento o processo para mudar a configuração do Campeonato Argentino. De acordo com o jornal "Clarín", a medida, de autoria do presidente da entidade, Julio Grondona, foi aprovada em 2011 e deve ser colocada em prática depois da próxima Copa do Mundo, em agosto de 2014.

O assunto foi debatido durante essa semana e Grondona comunicou aos clubes como será a disputa pelo título nacional: o dirigente quer acabar com Primeira e Segunda Divisão, realizando um torneio com 42 equipes, divididas em duas zonas. Os cinco primeiros de cada e os 11 melhores colocados na classificação geral, entrariam numa espécie de "elite do futebol local". Os outros 21 jogariam um torneio com menor importância no qual os quatro últimos seriam rebaixados à B Metropolitana, a Terceirona dos hermanos.

O documento impresso pelo mandatário da AFA não explica como serão distribuídas as vagas para torneios internacionais e tampouco mencionam como ficariam a Metropolitana, Primeira C e Primeira D.

O projeto tem respaldo do governo federal, mas recebeu críticas de torcedores e nomes de peso do futebol argentino.