Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão de tudo pelo Timão, Ralf piora e vira dilema para comissão técnica

Escrito por

Ralf não é mais o mesmo. Depois de quatro anos no Corinthians, esse é o sentimento de quem convive com o camisa 5 do Timão no dia a dia do CT Joaquim Grava.

A queda de rendimento em relação ao ano passado, comprovada em números (veja quadro abaixo), é diagnosticada por alguns motivos. Ao longo desse tempo, o volante, que sempre manifestou o desejo de atuar na Europa, viu diversos jogadores desconhecidos ganharem fama e se transferirem para o Velho Continente. O principal deles, Paulinho, era o seu melhor amigo no clube e saiu em julho, assim como Edenilson, outro que era “unha e carne“ com ele, negociado no início desta temporada.

O Corinthians afirma que nenhuma proposta oficial de compra por Ralf foi feita por clube europeu. No passado, clubes da Rússia e da Ucrânia procuraram, mas o jogador não se interessou. No início deste ano, Cruzeiro e Napoli (ITA) fizeram sondagens e perguntaram se poderiam tê-lo por empréstimo, mas o clube alvinegro nem abriu negociações. Seu contrato vai até o fim de 2015.

O jogador também é um dos últimos remanescentes de todas as gerações vitoriosas do passado recente corintiano – Cássio, Fábio Santos e Julio Cesar são os outros. Nos últimos meses, Sheik, Douglas e Paulo André foram embora. Vale lembrar que foi justamente para acabar com o “conforto“ da base campeã mundial que diretoria e Mano Menezes iniciaram a reformulação do elenco.

O camisa 5 chegou a ter chances na Seleção, com Mano Menezes e Felipão, e chegou a ter esperanças de disputar a Copa do Mundo. Hoje, ele sabe que a chance é nula, fato que também o decepciona. Prestes a completar 30 anos em 9 de junho, ele sabe que a oportunidade se foi...

Dívida não foi problema

No início do ano, o Corinthians tinha uma dívida em relação aos direitos de imagens de alguns atletas, entre eles Ralf. O valor, cerca de R$ 500 mil, foi quitado e não houve nenhuma reclamação de Ralf neste período. No ano passado, houve também uma outra dívida do clube com ele. Em julho, o Timão comprou parte de seus direitos econômicos e também postergou as parcelas para esta temporada.

LANCE! FOOTSTATS - NÚMEROS DE RALF EM MÉDIA

Paulistão-2013 X Paulistão-2014

Desarmes: 4,7 x 2,5
Passes certos: 39,1 x 37,5
Passes errados: 2,6 x 2,3
Rebatidas: 2,9 x 5
Faltas cometidas: 1,2 x 1
Finalização certa: 0 x 0
Finalização errada: 0,5 x 0,2

ALGUNS QUE SAÍRAM...

Alessandro
Último capitão antes de Ralf, o lateral-direito esteve ao lado do volante por todos os anos. Ele aposentou no fim de 2013.

Chicão
Atuou com Ralf por toda sua passagem. Foi para o Flamengo no meio da última temporada.

Douglas
Outro que foi campeão de tudo ao lado do volante. Está no Vasco.

Emerson Sheik
Peça importante dos últimos anos, atacante foi para o Botafogo por empréstimo até o fim do ano.

Jorge Henrique
Também campeão de tudo, foi para o Inter após atos de indisciplina.

FORAM PARA A EUROPA...

Elias
Volante chegou em 2008 e foi parceiro de Ralf em 2010. No fim do ano, foi para o Atletico de Madrid.

Jucilei
Chegou em 2009 e também atuou com Ralf em 2010 e no início de 2011. Foi para o Anzhi, da Rússia.

Willian
Atacante chegou como um desconhecido do Figueirense em 2011 e saiu após a Liberta-12 para o Metalist (UCR).

Leandro Castán
Contratado em 2010, com Ralf, zagueiro virou titular em 2011 e saiu após a Liberta-12 para a Roma (ITA).

Paulinho
Chegou em maio de 2010, virou um dos craques do time e saiu para o Tottenham no meio do ano passado.

Edenilson
Chegou em 2011 e oi titular apenas a partir do 2 semestre de 2013. Saiu neste ano para a Udinese (ITA).