Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasília se torna o segundo time brasileiro bicampeão da Liga Sul-Americana

Escrito por

Depois de vencer Atlético Aguada, no Palácio Peñarol, por 93 a 81, nesta sexta-feira, o Brasília se tornou o segundo time brasileiro a conquistar duas vezes a Liga Sul-Americana de Basquete, somando o título de 2010, ao lado do Vasco, que venceu em 1999 e 2000.

Com isso, a equipe do Centro-Oeste deixa para trás uma temporada ruim, em 2012, quando não disputou nenhuma final nos campeonatos disputados.

Na partida, mesmo sem poder contar com o ala Alex, com uma lesão muscular na coxa, o time brasileiro entrou em quadra pressionando os donos da casa e conseguiu terminar o jogo com 50% de aproveitamento, convertendo 15 arremessos de longa distância em 30 tentativas.

O que levou à conquista foi, principalmente, mudança de postura da diretoria, que investiu em seu elenco. Primeiramente, os principais jogadores do Brasília, Alex Garcia, Arthur, Guilherme Giovannoni e Nezinho, foram mantidos. Além disso, o técnico argentino Sérgio Hernández, tricampeão da Liga Argentina com o Peñarol de Mar del Plata e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (2009), com a Argentina, foi contratado para comandar o time.

Para levar experiência ao resto da equipe, o armador Martín Osimani, de 31 anos, e o pivô Marcus Goree, de 35, foram os reforços contratados. Na decisão, o americano foi o cestinha do Brasília, com 24 pontos, além de oito rebotes, e o uruguaio conseguiu um duplo-duplo, com 20 pontos e 13 assistências. Leandro Garcia-Morales, do Atlético Aguada, foi o maior pontuador da partida, com 27 pontos.

Na temporada 2014, o Brasília buscará seu quarto título no NBB, mas somam, até o momento, apenas uma vitória em três jogos já disputados. Ainda no ano que vem, a equipe participará da Liga das Américas, representando o Brasil ao lado de Pinheiros/SKY, Flamengo e Unitri/Magazine Luiza.