Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil se torna o segundo não-europeu a ser campeão mundial de handebol

Anderson Silva foi nocauteado por Chris Weidman no UFC 162 (Foto: Josh Hedges/ Getty Images)
Escrito por

O Brasil é apenas o segundo país não-europeu da história a conseguir um título mundial de handebol. A façanha neste domingo obtida pelas meninas dirigidas por Morten Soubak iguala o feito das sul-coreanas, campeãs em 1995 no torneio disputado na Hungria/Áustria. Anteriormente, em 21 edições do Mundial Feminino, 20 vezes a conquista havia ficado no Velho Continente - onde há a maior tradição no handebol.

A Seleção Brasileira também pôs fim a um jejum de dez anos sem um time de fora do continente europeu no pódio do torneio. Esta façanha também havia sido conseguida pela última vez com a Coreia do Sul, que foi medalhista de bronze do Mundial Feminino de Handebol de 2003, que foi disputado na Croácia.

- É um prazer ver as meninas tão compromissadas. Nós estamos jogando o segundo Mundial, jogamos 18 partidas e perdemos apenas uma. Será difícil haver uma equipe que fará algo igual. Demos um passo gigantesco. Entrar entre as quatro do mundo? O Brasil? E agora é campeão? É um país das Américas! Se você pegar o histórico, são pouquíssimas medalhas não-europeias - disse Morten, após a partida.

A equipe quebra também um jejum de quase 20 anos sem títulos mundiais em esportes coletivos femininos. O outro título nacional nestes moldes ocorreu em 1994, na Austrália, quando a Seleção feminina de basquete faturou a competição da sua modalidade.