Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil sem ‘app’: Aplicativo oficial da Copa não será disponibilizado

Foto de 2011 mostra Gabriel, do Santos, bem mais franzino (Foto: Pedro Ernesto Guerra)
Escrito por

Um empreendimento bem elaborado pela Fifa, que vai poder levar a Copa do Mundo a qualquer lugar, não será utilizado pelo Brasil. O aplicativo oficial do torneio, que começa no próximo dia 12, recebeu um bom investimento, vai trazer diversas novidades, mas a TV Globo, que poderia explorar o aparato, resolveu não disponibilizar ao público. O conteúdo será produzido no Centro Internacional de Transmissão (IBC), aberto oficialmente nesta seguda-feira no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro.

- Nós fazemos o aplicativo, e assim como a geração das imagens, repassamos para as emissoras detentoras dos direitos, que definem o que fazer. No caso do Brasil, a TV Globo, que optou por não utilizar o serviço - explicou ao LANCE!Net o alemão Johannes Franken, que trabalha na HBS e desenvolveu o aplicativo.

Disponível por enquanto em 20 países, inclusive alguns que não estão na Copa do Mundo, como o Canadá, tem diversas informações para telefones celulares e tablets, inclusive transmissão ao vivo, em que o usuário pode até escolher entre seis câmeras.

- Duas câmeras mostram o campo, outras duas vão focalizar um craque de cada seleção, e as restantes serão as dos bancos de reservas, para destacar os treinadores - disse Franken.

O aplicativo é desenvolvido pela Host Broadcast System, empresa também responsável pela geração das imagens nos estádios da Copa desde a edição de 2010, na África do Sul. Naquele ano o aplicativo já estava disponível, mas com bem menos funções do que o atual, que segundo Franken, vem sendo desenvolvido há dois anos.

Além da transmissão ao vivo do jogo, o aplicativo funciona com o conceito de "segunda tela". Pelo celular ou pelo tablet, pode-se diminuir a tela principal e ao mesmo tempo conferir estatísticas, vídeos exclusivos e outros dados. Porém, não vai estar disponível para o público brasileiro.