Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bilbao vence o Shakhtar na Ucrânia e fica perto da Liga Europa

Escrito por

Em casa, e com a classificação confirmada para a próxima fase da Liga dos Campeões, o Shakhtar Donestk tinha a faca e o queijo na mão para conseguir uma grande vitória sobre o Athletic Bilbao, nesta terça-feira, pelo Grupo H da Liga dos Campeões. Porém, antes lanterna, o time do País Basco surpreendeu e venceu por 1 a 0. Mesmo eliminado da Champions, o Bilbao, agora com quatro pontos, precisa apenas de um empate com o BATE na última rodada para conseguir uma vaga na próxima fase da Liga Europa. Com oito pontos, a equipe ucraniana não tem mais chances de assumir a primeira colocação da chave.

O JOGO:

O Shakhtar Donestk entrou em campo já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Foi beneficiado pela vitória por 3 a 0 do Porto sobre o BATE. Porém, precisava vencer o Athletic Bilbao para ainda sonhar com a primeira colocação do Grupo H, faltando uma rodada para ser disputada. Em Lviv, onde manda seus jogos (a cidade de Donetsk foi palco de conflitos entre separatistas pró-Rússia e tropas ucranianas, inclusive com ataques ao estádio do clube), o time da Ucrânia não fez um bom primeiro tempo.

Antes do jogo, o meia Carlos Gurpegi deixou claro que seria muito importante fechar os espaços do bom ataque do time ucraniano. Vale lembrar que antes de a rodada começar, só o atacante brasileiro Luiz Adriano somava nove gols. O time de Bilbao fez o dever de casa e atrapalhou o Shakhtar. Poucos lances assustaram o goleiro Gorka Iraizoz. O meia Alex Teixeira foi o destaques. E o responsável por um lance de grande perigo, quando recebeu pela esquerda, abriu espaço e bateu com perigo.

Na etapa final, o Bilbao voltou com a mesma proposta de jogo: fechar os espaços e pressionar a saída de bola. Em vários lances os jogadores do time ucraniano não conseguiram sair com a bola, e foram obrigados a dar chutões para o ataque.

O Bilbao foi ganhando espaço em Lviv, gostando do jogo e arriscando cada vez mais. E num lance de bola parada, o time espanhol abriu o placar. Após cobrança e falta pela esquerda, San José apareceu livre na área para tocar para a rede, deixando a Arena Lviv em silêncio. Na sequência, a equipe espanhola jogou com inteligência, não deu espaços para o Shakhtar Donestk e deixou a Ucrânia com uma importante vitória.