Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-MG perde pênalti e só empata em casa contra o Nacional

Atlético-MG x Nacional (Foto: Bruno Cantini)
Escrito por

O Atlético-MG não passou do empate em 1 a 1 com o Nacional (PAR) jogando no estádio Independência nesta quarta-feira. O time mineiro começou bem, teve pênalti desperdiçado por Ronaldinho Gaúcho, que se redimiu ao abriu o placar com outra cobrança em seguida. Mas após levar o empate e perder Fernandinho machucado no fim do primeiro tempo, o jogo desandou e o Galo só dependeu da vontade dos jogadores, que não foi suficiente. Com o placar, os mineiros foram a oito pontos e mantiveram a liderança do Grupo 4 da Copa Libertadores da América.

A próxima partida do Galo na Libertadores será no dia 3 de abril, contra o Santa Fé, em Bogotá, na Colômbia. No domingo, às 16h, a equipe de Paulo Autuori começa a decidir uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro, contra o América-MG, em duelo no Horto.

O JOGO
O Galo começou dando as cartas dentro de casa. Já no segundo minuto de jogo, Fernandinho apareceu pela esquerda e cruzou para o atacante Jô, que chutou por cima do gol. Aos cinco minutos, o Galo tomou um pequeno susto. Sem muitas chances de se aproximar da área atleticana, Bareiro arriscou chute do meio de campo.

O Atlético pressionava. Aos 12 minutos, Tardelli recebeu a bola, adiantou de cabeça e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Melgajero. O árbitro marcou o pênalti. Ronaldinho Gaúcho bateu no canto direito, mas o goleiro Don defendeu o chute.

LEIA MAIS:
> Ronaldinho justifica pênalti perdido e é defendido por técnico do Galo
> Autuori critica ligação direta do Galo: ‘O time precisa ter mais posse’

GALERIA DE FOTOS:
> Galo empata com o Nacional (PAR) no Horto pela Libertadores

Aos 18 minutos, o juiz marcou outro pênalti após Melgajero colocar a mão na bola para defender falta cobrada por Ronaldinho Gaúcho. O capitão não se intimidou com o primeiro pênalti perdido bateu novamente, desta vez com sucesso. O goleiro Don acertou o canto de novo, mas a bola passou por baixo do seu corpo: 1 a 0.


Com a vitória parcial, o Atlético relaxou e começou a dar mais espaços para o Nacional. Aos 26, o goleiro Vitor foi corajoso e saltou nos pés de Benitez para tirar a bola do atacante que, após tabelar com Riveros, ficou de cara para o gol.

Aos 35, o Nacional tocou bola na frente da área do Galo até Melgarejo tentar jogada individual e ser derrubado. O volante Riveros cobrou com maestria no ângulo direito de Vitor, que nem foi para a bola.

Além do gol, o Galo perdeu o atacante Fernandinho, que sentiu dores na coxa após levar uma pancada e foi substituído por Neto Berola. Sem ele, o time se perdeu e não acertava a ligação entre o meio de campo e o ataque.


          Galo pressiona, mas não consegue furar o bloqueio do adversário (Foto: Bruno Cantini)

Na volta para o segundo tempo o time mineiro continuou desorganizado e sem ligação entre o meio de campo e o ataque. O que faltava de criação sobrava de vontade. As chances saiam de bolas roubadas no ataque, principalmente com Diego Tardelli, que estava com a pontaria ruim.

Perto dos 20 minutos os técnicos mexeram nos times. Gustavo Morinigo tirou o atacante Benitez e reforçou a defesa do Nacional com Piris. Pelo Galo, Paulo Autuori trocou Josué por Leandro Donizete a fim de melhorar o passe no meio de campo.

A recuada do Nacional chamou o Galo para ataque. Neto Berola teve duas chances pela esquerda. Na primeira fez boa tabela com Ronaldinho e ficou de cara com o goleiro, mas isolou a bola por cima da trave de Dom. No outro lance conseguiu uma falta que foi tirada da área para rebote desperdiçado pelos mineiros.

O treinador Paulo Autuori arriscou e tirou volante Pierre para a entrada do atacante Guilherme. O Galo pressionou. Jô fez gol impedido, anulado corretamente pela arbitragem, o Galo tentou com as bolas cruzadas na área, mas não conseguiu a vitória.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X NACIONAL (PAR)

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 19/3/2014 – às 19h45
Árbitro: Omar Ponce (EQU)
Assistentes: Carlos Herrera (EQU) e Luis Vera (EQU)
Público e renda: Não divulgado
Cartões amarelos: Melgajero (NAC); Jô, Leonardo Silva (ATL)
Cartão vermelho: -
Gols: Ronaldinho 19'/1ºT (1-0); Riveros 36’/1ºT (1-1)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre (Guilherme – 37’/2ºT), Josué (Leandro Donizete – 21’/2ºT), Diego Tardelli e Ronaldinho; Fernandinho (Neto Berola – 36’/1ºT) e Jô. Técnico: Paulo Autuori.

NACIONAL (PAR): Don, Coronel, Balbuena, Cáceres e Mendoza; Riveros, Torales, Orue e Melgarejo (Martinez – 38’/2ºT); Benítez (Piris - 19’/2ºT) e Bareiro (Julio Santa Cruz 8’/2ºT)). Técnico: Gustavo Morinigo.