Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletas e técnicos se unem no Rio por reconstrução do Célio de Barros

Fabio Maldonado (FOTO: Marcos Furtado/FlashSport)
Escrito por

Campeões olímpicos, técnicos e militantes do atletismo indignados com a atual situação do estádio de atletismo Célio de Barros, no Rio de Janeiro, se reuniram na noite desta segunda-feira na Tijuca, na Zona Norte da cidade. Sem oposição, a chapa Volta Célio, presidida pela técnica Solange Chagas do Valle, foi eleita por unanimidade para o comando da Associação dos Amigos do Célio Barros (AACB).

Mesmo treinando em São Paulo, a recordista sul-americana dos 100m e 200m, Ana Claudia Lemos, veio até o Rio de Janeiro para se juntar à Associação nessa luta.

- É uma pena não ter o Célio de Barros para o atletismo. Vi grandes atletas competirem nesse excelente estádio. Minha vontade é que ainda nas Olimpíadas eu possa correr e bater recordes lá - disse esperançosa.

Foco de campanhas eleitorais, como a do governador Pezão, que prometeu reconstruir o Célio de Barros, a situação do estádio não é nada boa. Atualmente tem sido utilizado como estacionamento do Maracanã.

- Ver um patrimônio público cultural, social e esportivo destruído e servindo de estacionamento é ultrajante para um profissional do esporte e cidadão da cidade sede dos Jogos Olímpicos. Devido à privatização do Maracanã, local de grande parte da minha formação esportiva e social, o atletismo do Rio de Janeiro foi penalizado - desabafa o idealizador e secretário geral da AACB, o preparador físico e fisiologista Daniel Gonçalves.

Além da reconstrução imediata do estádio, a AACB visa ainda a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, assim como a difusão e ampliação do atletismo como patrimônio imaterial, histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Já no próximo dia 22, no portão 17 do maracanã, às 8h, o grupo participará da 5ª Corrida e Caminhada de Confraternização pela reconstrução do Estádio Célio de Barros.

- Vamos aproveitar o evento para engajar um público maior e fazer valer a nossa voz. Agora, com a AACB, estamos organizados, estruturados para lutar pela reconstrução do nosso estádio. Por isso, convoco toda população do atletismo e simpatizantes a comparecerem na manifestação - finalizou a presidente da AACB.