Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Análise: Brasil e Inglaterra são as melhores seleções do pós-Copa

Itália x Holanda (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)
Escrito por

A terça-feira passada marcou a última data-Fifa de 2014 para as potências mundiais. Uma rodada de amistosos definiu bem as trajetórias das principais seleções no período pós-Copa. Inglaterra, Brasil e Itália decepcionaram no Mundial, mas tiveram os melhores aproveitamentos de setembro a novembro. A França também teve sucesso. Já Alemanha, Argentina e sobretudo a Holanda apresentaram um desempenho irregular. A Espanha, eliminada na fase de grupos da competição, ainda busca um norte.

Depois de levar uma surra da Alemanha por 7 a 1, na semifinal da Copa, e sofrer dez gols em dois jogos, o Brasil não encontrou outra saída a não ser demitir Luiz Felipe Scolari. Dunga assumiu o comando e ratificou o lema "ganhar de qualquer jeito". A Seleção fez grandes partidas contra Argentina, Turquia e Japão. E passou por Colômbia, Equador e Áustria no sufoco. O importante foi amenizar a inesquecível tragédia do Mineirão com os 100% de aproveitamento.

E MAIS

HOME: Veja as últimas notícias do futebol internacional
Espanha perde a posse de bola para o rival após 86 partidas

A Inglaterra, que sequer chegou às oitavas de final da Copa do Mundo, também terminou com aproveitamento máximo, invicta e se consolidando na liderança da fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa-2016. O English Team tem Rooney em grande fase e animado para bater o recorde de gols de Bobby Charlton pela seleção.

Eliminada no mesmo grupo da Inglaterra, a Itália quase teve números semelhantes a brasileiros e britânicos. A Azzurra, agora, sob a batuta do técnico Antonio Conte, venceu grande parte dos duelos por placares apertados. O empate com a Croácia, no último domingo, tirou o 100% de aproveitamento da tetracampeã mundial.

A França não chegou a ser uma decepção na Copa. A eliminação nas quartas de final era até previsível e estava à altura do futebol do país. Como é anfitriã da próxima Eurocopa, os gauleses disputaram apenas amistoso nestes últimos meses. Os Bleus tiveram alguns tropeços, mas convenceram em duelos relevantes (contra Espanha e Portugal).

A Espanha, sim, uma grande decepção. Fora da competição mais importante do planeta logo na segunda rodada, a Fúria está em "processo de transição", como frisou o técnico Vicente Del Bosque após o amistoso contra a Alemanha. O aproveitamento de 50% mostra como o futuro da campeã mundial de 2010 é incerto e nebuloso.

Atual campeã do mundo, a Alemanha tirou o pé do acelerador, o que não chega a ser nenhum fato sobrenatural. De ressaca pelo tetracampeonato conquistado no Brasil, os germânicos tiveram tropeços feios como para Polônia e Irlanda, no entanto, se recuperaram e fecharam 2014 com chave de ouro, vencendo a Espanha, em Vigo.

Outra que deixou o Brasil em alta, a Argentina também alternou bons e maus momentos. Com novo treinador, Tata Martino, a Albiceleste se vingou da Alemanha, mas pecou contra Brasil e Portugal. O time sul-americano fez um duelo a menos do que as outras grandes potências.

Terceira colocada no Mundial, a Holanda teve o pior desempenho, acumulando uma sequência de maus resultados que fizeram o técnico Guus Hiddink quase pedir o boné. Em 2015, o desafio da Laranja Mecânica será de se desfazer do prejuízo e voltar a brigar nas cabeças da fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa.

Confira as campanhas das principais seleções no pós-Copa

BRASIL

1 x 0 Colômbia
1 x 0 Equador
2 x 0 Argentina
4 x 0 Japão
4 x 0 Turquia
2 x 1 Áustria

6 jogos, 6 vitórias, 14 gols marcados e 1 sofrido.

INGLATERRA

3 x 1 Eslovênia
3 x 1 Escócia
1 x 0 Estônia
5 x 0 San Marino
2 x 0 Suíça
1 x 0 Noruega

6 jogos, 6 vitórias, 15 gols marcados e 2 sofridos

ITÁLIA

1 x 0 Albânia
1 x 1 Croácia
1 x 0 Malta
2 x 1 Azerbaijão
2 x 0 Noruega
2 x 1 Holanda

6 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 9 gols marcados e 3 sofridos

FRANÇA

1 x 1 Albânia
1 x 0 Suécia
3 x 0 Armênia
2 x 1 Portugal
1 x 1 Sérvia
1 x 0 Espanha

6 jogos, 4 vitórias, 2 empates, 9 gols marcados e 3 sofridos

ESPANHA

0 x 1 França
5 x 1 Macedônia
1 x 2 Eslováquia
4 x 0 Luxemburgo
3 x 0 Bielorrússia
0 x 1 Alemanha

6 jogos, 3 vitórias e 3 derrotas, 13 gols marcados e 5 sofridos

ALEMANHA

2 x 4 Argentina
2 x 1 Escócia
1 x 2 Polônia
1 x 1 Irlanda
4 x 0 Gibraltar
1 x 0 Espanha

6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, 11 gols marcados e 8 sofridos

ARGENTINA

4 x 2 Alemanha
0 x 2 Brasil
7 x 0 Hong Kong
2 x 1 Croácia
0 x 1 Portugal

5 jogos, 3 vitórias, 2 derrotas, 13 gols marcados e 6 sofridos

HOLANDA

0 x 2 Itália
1 x 2 República Tcheca
3 x 1 Cazaquistão
0 x 2 Islândia
2 x 3 México
6 x 0 Letônia

6 jogos, 2 vitórias, 4 derrotas, 12 gols marcados e 10 sofridos