Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Academia LANCE! SuperBowl e seu impacto econômico de US$ 500 milhões

Escrito por

O Super Bowl, final da Liga de Futebol Americano (NFL) realizado no último domingo é uma referencia única no esporte mundial. O evento é considerado o maior “Day Event” do planeta.
Neste ano a partida foi disputada entre o New England Patriots e o Seattle Seahawks em Phoenix, no Arizona

O jogo tem um impacto gigantesco, em termos tangíveis com recursos diretos gerados e também induzidos e intangíveis, pelas altas audiências e retorno mercadológico gerado. Mais de 1 bilhão de pessoas assistiram a partida, sendo que nos EUA é de longe a maior audiência televisiva, com cerca de 110 milhões de telespectadores.

O evento é conhecido como os 30 segundos mais caros da TV mundial, com valor de cada inserção de US$ 4,5 milhões. Mas o jogo é indiscutivelmente bem mais do que isso.

A cidade que recebe o evento é impactada diretamente pelo seu gigantismo. Mais de 100 mil pessoas viajam para assistir as partidas, alem das centenas de milhares de torcedores locais que vivenciam o evento, em atividades de entretenimento na cidade.

A maioria das pessoas que transitam pela cidade do Super Bowl não vai ao jogo e sim se divertem e consomem toda a estrutura criada pela NFL, para entreter todos esses visitantes. Somente nos gastos no “NFL Experience” são movimentados mais de US$10 milhões.

Segundo estudo publicado pela PxC dos EUA o Super Bowl do último domingo teve um impacto econômico dos gastos de turistas de US$ 205 milhões. Segundo o levantamento somente superado pela edição do ano passado que impulsionou a região de Nova York/ Nova Jersey.

Alem dos gastos dos turistas há ainda os recursos gerados pelo evento em si e o aumento da arrecadação de impostos. Somente em impostos locais são mais de US$ 30 milhões.

Se somados o volume gerado com vendas de ingressos, camarotes, vendas de produtos no estádio e publicidade nas transmissões o valor supera US$ 260 milhões. Há ainda investimentos de empresas em ações de marketing e promoções, fazendo com que o evento atinja um impacto econômico superior a US$ 500 milhões.

Sem contar os bilhões de US$ movimentados em vendas de comida e bebida em todo o país pelas pessoas que assistem pela TV o Super Bowl.

Números que mostram a força e importância econômica do esporte, quando gerido de forma eficiente.