Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em 2009, Chelsea sofreu a mesma punição do Barcelona

Peter Siemsen na apresentação de Renato Gaúcho (Foto: Wagner Meier/ LANCE!Press)
Escrito por

Assim como o Barcelona, o Chelsea também foi obrigado a ficar duas janelas de transferências sem poder fazer contratações. Em 2009, os Blues foram acusados de aliciar o jovem Gael Kakuta, que jogava no Lens. Então com 16 anos, o garoto se transferiu para Londres em 2007 em circunstâncias mal esclarecidas.

No fim das contas, o Chelsea foi absolvido pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte) de qualquer tipo de erro. A absolvição se deu pelo fato de Kakuta não ter tido nenhum tipo de contrato com o clube francês, ao contrário do que a Fifa inicialmente pensava. A mãe do jogador havia assinado um compromisso com o Lens, e ficou provado que isso não era o suficiente para ligar o jogador ao time. Mesmo assim, os Blues pagaram as multas devidas na primeira instância. Assim como o time inglês, o Barça vai ao CAS buscar sua absolvição.

Ainda que os Blues tenham sido absolvidos de caso semelhante ao enfrentado atualmente pelo Barcelona, isso não configura necessariamente uma jurisprudência na qual o Barça possa se agarrar. Isso porque o Chelsea foi absolvido e a pena não diminuiu, ela foi extinta. A favor dos culés está o fato de que o time inglês conseguiu suspender a punição até que uma decisão final fosse tomada pelo CAS. No fim das contas, os londrinos não ficaram proibidos de contratar em nenhuma janela - em janeiro de 2010 (quando a punição estava apenas suspensa), o Chelsea não contratou ninguém por opção do então técnico Carlo Ancelotti.

Hoje em dia, Kakuta segue no Chelsea, mas com 23 anos, está emprestado à Lazio e não deve permanecer no clube inglês por mais tempo.