Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

1981: o ano em que o Flamengo conquistou o mundo

Flamengo - Mundial de 81 (Foto: Agência O Globo)
Escrito por

O melhor time da Europa, três vezes campeão do continente entre 1977 a 1981, tomou  em Tóquio um verdadeiro baile do Flamengo. Na realidade, se o Rubro-Negro tivesse um pouquinho mais de objetividade no segundo tempo, quando jogou para dar espetáculo, o austero Liverpool teria tomado a maior goleada de toda a história do Mundial Interclubes.

Antes do árbitro mexicano Rubio Vasquez autorizar o começo do duelo, os gringos eram de uma arrogância só. Mas o Flamengo tratou de deixá-los na roda desde que a bola rolou. E de construir, ainda no primeiro tempo, a vantagem que impediu qualquer esboço de reação. A reconhecida competitividade da equipe britânica, quatro títulos de seu país nas últimas seis temporadas, foi destruída em 45 minutos pelo toque de bola envolvente e porque não dizer fantástico do time que é o melhor do mundo de 1981.

Cá entre nós, Zico não era um desconhecido deles. Em maio deste ano de 1981, o Galinho fez o gol da primeira vitória de uma seleção de fora na Europa – Brasil 1 a 0 Inglaterra – em Wembley. E comeu a bola. Outros craques do Flamengo também estavam naquele amistoso. Phil Neal e Terry McDermott também. Mas o fato é que raras vezes na história do futebol se viu uma equipe fazer uma partida tão perfeita. Talvez o Santos de Pelé ou o Real Madrid de Di Stéfano tenham oferecido espetáculos iguais.

Mas o alcance da TV era infinitamente menor. Desta vez o mundo inteiro acompanhou. Da concepção de defesa, da criatividade no meio e da eficiência no ataque, passando pela capacidade de marcar gols – dois de Nunes e um de Adílio – um time de encher os olhos.

O jogo já acabou. Mas é provável que os ingleses ainda estejam procurando a bola. E, na realidade, não seria exagero afirmar que o Liverpool aprendeu muito com o Flamengo, e que a derrota serve para que o time fique ainda mais forte, e continue sendo o papa-títulos da Inglaterra e da Europa. Afinal, lição como essa não se aprende todo dia. Arigatô, Flamengo!


Ficha Técnica

Flamengo 3x0 Liverpool
Mundial Interclubes
Data: 13 de Dezembro de 1981
Local: Estádio Nacional, em Tóquio (JAP)
Árbitro: Rúbio Vazques - México
Público: 62.000 pessoas
Gols: Nunes 13'/1ºT, Adílio 34'/1ºT e Nunes 41'/1ºT.

FLAMENGO: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.

LIVERPOOL: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson 6'/2ºT). Técnico: Bob Paisley.