Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rival do Peixe na Copa do Basil, Santos-AP é inspirado em Pelé

Fundado em 1973, Santos do Macapá foi criado com objetivo de ser revelador e inspirado no time de Pelé. Clube também usa Peixe como apelido e escudo é quase idêntico

Santos do Macapá utiliza uniforme alvinegro e tem orgulho de ser 'descendente' do Peixe (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Santos de hoje está recuperado de uma debandada sofrida no ano passado, mas o xará do Amapá, que jogará contra o Peixe nesta quinta-feira, às 21h30, no estádio Zerão, no Macapá, pela primeira fase da Copa do Brasil, enfrenta uma no presente. Na semana passada, quatro jogadores deixaram o clube, incluindo o atacante Acosta, ex-Náutico e Corinthians e que defendeu o time amapaense por três temporadas.

Outra coincidência dos xarás é que o Peixe da Amazônia não costuma revelar o time que irá entrar em campo, assim como o técnico Dorival Júnior. O treinador Romeu Figueira fechou os treinos às vésperas que antecederam a partida.

Na história, há mais do que semelhança entre os dois Alvinegros. O Santos do Macapá foi fundado no dia 11 de maio de 1973, tendo como principal referência o time de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O objetivo do clube fundado por funcionários públicos era criar um time que fosse uma fábrica de talentos, como era o da Vila Belmiro, que montou um time bicampeão mundial com pratas da casa.

Assim como o nome, o Santos do Amapá também tem um escudo quase idêntico ao do Peixe.

O Peixe da Amazônia será o terceiro homônimo que o Santos enfrentará na história. Antes, o time da Vila Belmiro já encarou o Santos Laguna, do México, e o Santos Athetic Club, em 1912.

O "irmão" mexicano derrotou o Santos por 2 a 1 em seu país. Já em Santos, antes da Vila Belmiro existir, o Santos Athetic Club foi derrotado por 3 a 2.