Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Oposição do Santos pede que MP investigue associações em massa

Membros das três chapas opositoras a Modesto Roma questionam associações antes do período limite para novos sócios votarem e fazem denúncia no Ministério Público

Andres Rueda, à esquerda, Nabil, Khaznadar, ao centro, e Peres, à direita, se uniram nesta quinta (Gabriela Brino)
Escrito por

As três chapas de oposição do Santos se uniram nesta quinta-feira para registrar um pedido de investigação ao Ministério Público. Juntas, as chapas Santástica União, O Santos Que Queremos e Somos Todos Santos protocolaram no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) um pedido para que o órgão investigue as associações feitas no fim de 2016, período limite para novos sócios estarem aptos a votar na eleição presidencial que ocorre no sábado.

- Nós nos sentimos prejudicados e queremos o levantamento do GAECO com as provas, não nossas, mas expostas pela imprensa. Pelo que sabemos, é crime organizado. Queremos que a polícia vá fundo atrás disso – disse Nabil Khaznadar, da chapa 2.

– Como disse Andres e Nabil, não estamos acusando ninguém, estamos nos focando na denúncia da imprensa. O que fazemos aqui é tomar providência que torcida nos cobra. Querem que a gente se posicione. Estamos vacinados depois do problema com a eleição no Vasco da Gama. As denúncias continuam nos jornais, cada vez estão mais incisivas, com provas, e nos unimos para tomar uma providência, com uma resposta para torcida e imprensa. Não podemos ser passivos. Nome do Santos está acima de tudo. Essa época de virada de mesa já acabou. Brasil está sendo passado a limpo. Não temos provas concretas, mas as provas que a imprensa tem demonstrado são robustas e merecem atenção do Ministério Público – colocou José Carlos Peres, da chapa 1.

- Isso tudo tem que ser resolvido antes da eleição. Se for para a Justiça, deixará o clube sem governança. Nosso pedido é que as urnas sejam acompanhadas por autoridades, mesas, presidentes de mesa, fiscais... Com tudo isso que está acontecendo, seria de bom grado que tivesse uma autoridade presente. Nossa posição é muito clara. Não estamos acusando ninguém, só estamos exercendo direito que temos em razão das denúncias – finalizou Andres Rueda, da chapa 3.

De acordo com publicação da ESPN, pouco mais de 2 mil novos sócios em 17 dias entre novembro e dezembro de 2016 foram registrados no clube, sendo que de maio a setembro 5 mil sócios ingressaram no Peixe.

A suspeita maior ocorre com cadastros de endereço repetido em 22 fichas e emails não existentes. Há endereços que se repetem em comércio, como é o caso de uma pousada em Santa Cruz do Rio Pardo.

Em entrevista ao LANCE!, durante a série feita com todos os candidatos, o presidente santista Modesto Roma Júnior respondeu sobre a suspeita.

- De maio a setembro, entraram 7 mil sócios, dá uma média de 1.300. A reportagem cita que entre novembro e dezembro entraram mil. Não podemos esquecer que sempre que o clube se classifica para a Libertadores, há acréscimo de sócios. Nesta época, fomos vice-campeões brasileiros e nos classificamos. O problema é que até 2011 precisava de três anos de associação para votar à presidência. Na gestão passada, com candidatos de hoje, eles optaram em reduzir para um ano. Mas quando está em posição de perder eleição, começa a levantar coisas para justificar a derrota. Igual técnico de futebol quando perde, que acha que a grama estava ruim, que teve morrinho artilheiro, que o sol estava forte. As exigências para se associar são: ser uma pessoa natural, ter CPF e endereço. Não tenho que saber se tem uma ou dez pessoas que moram no meso endereço. Na minha casa tem cinco sócios. O resto é conversinha. E-mail é opcional. Tem sócios antigos que não tem e-mail. Veja se todos têm CPF. Todos são válidos. - declarou.

O Conselho Deliberativo decidiu, após pedido das chapas, mudar a distribuição das urnas na votação do próximo sábado. Antes, as urnas eram divididas em ordem alfabética e agora serão organizadas por ordem cronológica de associação.