Rival de Zanetti é mandado de volta para a Holanda

Yuri van Gelder estava classificado para a final das argolas, mas foi excluído da equipe holandesa de ginástica por mau comportamento após noitada

Yuri Van Gelder
Campeão Mundial nas argolas em 2005, Yuri van Gelder foi excluído da equipe holandesa após bebedeira (Foto: AFP)

Escrito por

O holandês Yuri van Gelder, de 33 anos, foi excluído da equipe olímpica de Ginástica Artística da Holanda, na noite desta segunda-feira (8). O ginasta estava classificado para as finais das argolas nas Olimpíadas, quando enfrentaria o brasileiro Arthur Zanetti. A causa para a exclusão do atleta holandês foi o consumo de álcool em uma noitada, logo após ele ter conquistado a classificação para as finais, no último sábado (6).

- É terrível para o Yuri, mas esse tipo de comportamento é inaceitável. Em termos esportivos, é um desastre. Mas não tivemos escolha dada a violação dos nossos valores - disse Maurits Hendriks, embaixador da delegação holandesa nos Jogos do Rio.

Campeão mundial nas argolas em 2005, van Gelder já enfrentou suspensão por consumo de cocaína em 2009. Nas Olimpíadas do Rio ele havia obtido a nota 15.333, ficando com a última vaga nas finais do aparelho. Amigo de Zanetti, Yuri é casado com uma brasileira e fala português. O francês Danny Pinheiro é quem herda a vaga deixada pelo holandês nas finais das argolas, que serão disputadas na próxima segunda-feira (15).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter