Diversos atletas e modalidades: veja quais clubes ‘disputam’ a Rio-2016

Principais clubes do futebol nacional têm atletas disputando medalhas nos Jogos Olímpicos nas mais diferentes modalidades: dos esportes de quadra aos aquáticos

Flávia Saraiva - Ginástica Artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG )

Escrito por

O início dos Jogos Olímpicos, nesta sexta-feira, deixa os clubes de futebol em segundo plano. Mas não tanto assim...

Paixão maior do torcedor brasileiro, as agremiações do esporte bretão estarão para lá de representadas nas quadras, piscinas, tatames, mares, ginásios, etc. da Rio-2016. Algumas com mais atletas, outras com menos, quase todas as principais equipes de futebol do país terão atletas olímpicos disputando medalhas neste mês de agosto. Confira a lista abaixo! 

Flamengo: doze atletas

A grande força do Flamengo na Rio-2016 está na ginástica artística feminina. Além da favorita a medalha Flávia Saraiva, o Rubro-Negro também é responsável pelas atletas Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Rebeca Andrade.

Nos tatames, o clube carioca está representado pela judoca Karla Cardoso. Nas quadras de basquete, pelo ala Marquinhos.

Nas águas, o Flamengo também marca presença: Fernanda Nunez e Michel Pessanha disputam medalha no remo. Lorena Molinos e Maria Clara Lobo, no nado sincronizado. No pólo aquático, o Rubro-Negro tem Marina Canetti. Na natação, Luiz Altamir.

Marquinhos
Marquinhos, ala do Flamengo (Foto: Divulgação)

Fluminense: oito atletas

A concentração de atletas tricolores na Rio-2016 está nas piscinas. Os cinco atletas disputam provas dos saltos ornamentais. Os nomes dos representantes do Fluminense são: Juliana Veloso, Tammy Takagi, Uan Matos, Luiz Outerelo e Ingrid Oliveira. Os saltadores são comandados pela também tricolor técnica Andréia Boehme. Luisa Borges, Maria Bruno e Maria Eduardo Miccuci defendem o Flu no nado sincronizado.

Saltos
Juliana Veloso e Ian Matos, saltadores do Flu (Foto: Divulgação)

Corinthians: sete atletas

O Timão está bem representado nos Jogos Olímpicos. Nas quadras do basquete, estão confirmadas a ala/armadora Joice e a pivô Damiris, que foram vice-campeãs na Liga de Basquete Feminino na última temporada pelo Corinthians/Americana.

Nas piscinas, o Corinthians tem ainda mais atletas olímpicos. Treinam no Parque São Jorge e disputam medalha no Rio de Janeiro: Leonardo de Deus (200m borboleta e costas), Brandonn Almeida (400m medley e 1500m livre), Felipe França (100m peito), Thiago Simon (200m peito) e Natalia de Luccas (revezamento nos 4x100m medley feminino).

Leonardo de Deus foi um dos destaques brasileiros no Pan de Toronto (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Leonardo de Deus é nadador do Timão (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Botafogo: seis atletas

A exemplo do rival carioca Fluminense, o Botafogo tem seus representantes em totalidade nos esportes aquáticos. Além de Giovanna Pedroso nos saltos ornamentais, há também um quinteto da seleção de polo aquático: Bernardo Gomes, Felipe Perrone, Jonas Crivella, Josip Vrlic, Paulo Salemi e Slobodan Soro.

Palmeiras: três atletas

O nome mais badalado do Verdão nos Jogos é Gabriel Jesus, na equipe masculina de futebol. Outros dois atletas, contudo, representam o Palmeiras na Rio-2016: Sarah Nikitin, do tiro com arco, e Gui Lin, do tênis com mesa. Neste último caso, vale destacar que o também alviverde Hugo Hoayama é o técnico da delegação de tênis de mesa do Brasil.

Sarah
Sarah Nikitin, do Verdão (Foto: Divulgação)

Vasco: um atleta

Aldemir Gomes Junior representa o Vasco no atletismo nos Jogos Olímpicos, nas provas de 200m e revezamento 4x100m.

Atlético-MG, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo

Tais clubes têm ao menos um jogador convocado na seleção masculina de futebol. São eles, respectivamente: Douglas Santos e Uilson; Weverton; Walace e Luan; William e Rodrigo Dourado; Gabriel Jesus; Zeca, Thiago Maia e Gabriel; e Rodrigo Caio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter