Brasil pode aumentar sua equipe para a Rio-2016 nesta sexta-feira

Seleção Brasileira de luta olímpica disputará o Pré-Olímpico das Américas a partir desta sexta nos Estados Unidos. Competição dará 36 vagas nos Jogos do Rio

Lais Nunes (Foto: Júlia Moraes)
Lais Nunes foi campeã pan=americana na última semana nos Estados Unidos (Foto: Júlia Moraes)

Escrito por

O Brasil poderá aumentar neste fim de semana sua equipe olímpica para os Jogos Rio-2016. Entre sexta-feira e domingo a Seleção Brasileira de luta olímpica disputará o Pré-Olímpico das Américas, na cidade de Frisco, nos Estados Unidos. E a competição dará 36 vagas para a Olimpíada brasileira. Os dois melhores em cada uma das 18 categorias (12 masculinas e seis femininas) assegurarão uma vaga para o país (e não para o atleta) na Olimpíada.

O país terá 17 competidores no evento. O Brasil não disputará uma vaga na categoria até 75kg na luta livre feminina pois Aline Silva já se classificou nesta faixa de peso, no Campeonato Mundial do ano passado.

Nesta sexta-feira, entrarão em ação justamente as companheiras de Aline na luta livre feminina. Susana Santos (categoria até 48kg), Joice Silva (até 58kg), Lais Nunes (até 63kg), Giullia Penalber (até 53kg) e Gilda Oliveira (até 69kg) competirão em Frisco por vagas. No sábado, será a vez dos lutadores do estilo livre masculino disputar lugares na Olimpíada, e no domingo os atletas da luta greco-romana masculina fecham o torneio.

Na última semana, uma outra competição serviu como bom parâmetro para ver quais brasileiros poderão se classificar. A cidade de Frisco sediou também o Campeonato Pan-Americano, em que o Brasil saiu com quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A única campeã continental do Brasil no torneio foi Lais Nunes, colocando-a como grande candidata a se classificar nesta sexta-feira à Olimpíada Rio-2016. A prata foi obtida por Giullia Penalber. Os bronzes foram para Aline Silva, já garantida na Olimpíada, e para Eduard Soghomonyan, armênio de nascimento, na categoria até 130kg no estilo greco-romano.  

Confira a equipe brasileira que competirá no Pré-Olímpico

Luta livre feminina (sexta-feira)
​Susana Santos (categoria até 48kg)
Giullia Penalber (até 53kg)
Joice Silva (até 58kg)
Lais Nunes (até 63kg)
Gilda Oliveira (até 69kg)

Luta livre masculina (sábado)
Uziel Júnior (categoria até 57kg)
Lincoln Messias (até 65kg)
Pedro Rocha (até 74kg)
Adrian Jaoude (até 86kg)
​Paulo Victor dos Santos (até 97kg)
Antoine Jaoude (até 125kg)

Luta greco-romana (domingo)
Diego Romanelli (categoria até 59kg)
Joílson Júnior (até 65kg)
Ângelo Moreira (até 75kg)
Ronisson Brandão (até 85kg)
Davi Albino (até 98kg)
Eduard Soghomonyan (até 130kg)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter