Henry - Bélgica

Henry estava na comissão técnica da Bélgica (Foto: AFP/ODD ANDERSEN)

LANCE!
16/10/2018
16:01
MAIS QUE UM JOGO (MQJ)

Campeão mundial com a França em 1998, Henry começou a caminhada como técnico. Ele assumiu o Monaco, em substituição ao português Leonardo Jardim, demitido pelo início ruim de temporada. Henry se junta a outros ex-companheiros de título que também viraram treinadores.

Henry foi auxiliar de Roberto Martínez na seleção da Bélgica na Copa do Mundo da Rússia. O francês ganhou evidência e não demorou a surgir um convite especial – ele foi revelado pelo Monaco.

A geração campeã de 1998 fez história com o primeiro título mundial da França e deu bons frutos na função de técnico. Deschamps, volante daquele time, comandou a conquista deste ano como treinador. E ainda tem Zidane, que começou na função com “apenas” três títulos de Champions League.

Os campeões de 1998 que são técnicos:

Henry

Henry comanda primeiro treino no Monaco
Henry no primeiro treino no Monaco (Foto: Divulgação/A.S.Monaco)

Ex-atacante com faro de gols apurado, Henry marcou três vezes na campanha vitoriosa em 1998. Revelado pelo Monaco, também defendeu a Juventus, Arsenal, pelo qual brilhou intensamente, Barcelona (foi peça importante também) e encerrou a carreira nos Estados Unidos, no New York Red Bulls, em 2014.

Deschamps

The Best - Deschamps
Deschamps vem fazendo história na França (Foto: AFP)

O atual técnico da França escreveu seu nome na história como atleta e como treinador. Deschamps, Zagallo e Beckenbauer são os únicos campeões mundiais como jogador e como técnico.

Zidane

Zidane Bayer de Munique x Real Madrid
Zidane ganhou tudo pelo Real Madrid (Foto: AFP)

O craque daquele time também virou um fora de série como técnico. Pelo menos foi o que mostrou no primeiro e único trabalho como treinador até aqui. Zidane assumiu o Real Madrid em 2016 e conquistou três Champions League consecutivas – um recorde -, além de um título do Campeonato Espanhol, dois Mundiais, duas Supercopas da Europa e uma Supercopa da Espanha. Há muita expectativa quanto ao próximo passo de Zizou na profissão – o nome dele é constantemente ligado ao Manchester United, por exemplo.

Patrick Vieira

Patrick Vieira
Patrick Vieira como jogador da França (Foto: Divulgação)

O ex-volante fez história ao lado de Henry no Arsenal. Vieira se aposentou dos gramados em 2011, no Manchester City. Vai enfrentar o ex-companheiro como técnico: ele comanda o Nice desde o início da temporada. Antes, treinava o New York City, dos Estados Unidos.

Laurent Blanc

Laurent Blanc (técnico)
Laurent Blanc está no mercado (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP)

Ex-zagueiro da geração de 1998, Blanc comandou a seleção francesa após a Copa do Mundo de 2010. Ficou no cargo até 2012 – a campanha na Euro pesou para a saída (eliminação para a Espanha nas quartas de final). Foi técnico do Paris Saint-Germain de 2013 a 2016, pelo qual foi tricampeão nacional – já havia sido campeão francês pelo Bordeaux. Atualmente, está no mercado.