Guardiola empata com Mourinho: os técnicos com mais títulos na carreira

Relação conta com nomes que fizeram ou ainda fazem história no futebol internacional

Alex Ferguson e Arsène Wenger - Manchester United x Arsenal
Wenger e Alex Ferguson integram a lista de campeões (Foto: Paul Ellis / AFP)

Escrito por

Guardiola conquistou, neste domingo, o 25º título na carreira ao ver o Manchester City superar o Chelsea nos pênaltis na final da Copa da Liga Inglesa. O técnico empatou com Mourinho, rival da época de Barcelona e também na Inglaterra. Porém, ele ainda está longe do Top 3 dos treinadores com mais títulos, de acordo com “Marca”. Guardiola tem quase a metade das conquistas de Sir Alex Ferguson.

A carreira de Guardiola é impressionante. Ele é técnico de time profissional desde a temporada 2008/2009. De lá para cá, coleciona títulos e mais títulos, seja pelo Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.

De acordo com “Marca”, Guardiola é o sétimo técnico com mais títulos. O Top 10 tem um brasileiro: Felipão. O treinador do Palmeiras, inclusive, está à frente de Guardiola e Mourinho.

Top 10: os técnicos com mais títulos

1º – Sir Alex Ferguson

Sir Alex Ferguson dá um beijo na taça da Premier League conquistada pelo Manchester United em 2013, seu último título
Um gesto que Alex Ferguson sempre repetiu na vida (Foto: AFP)

Ele ganhou a alcunha de Sir e virou lenda no Manchester United, pelo qual conquistou 13 Premier Leagues e duas Champions League, entre outros títulos. Ao todo, somando também a época de Saint Mirren e Aberdeen, ambos da Escócia, ele tem 49 títulos.

2º – Mircea Lucescu

Lucescu
Lucescu pela seleção turca (Foto: GENYA SAVILOV / AFP)

Atualmente à frente da seleção da Turquia, Mircea Lucescu soma 34 títulos – conquistou duas Ligas Europa. Lucescu comandou times como Galatasaray, Besiktas, Zenit e Shakhtar Donetsk.

3º – Valeriy Lobanovskiy

Torcida do Dinamo de Kiev no jogo contra o Chelsea (Foto: Genya Savilov / AFP)
Torcida do Dinamo homenageia o técnico (Foto: Genya Savilov / AFP)

Marcou época à frente do Dínamo Kiev, da Ucrânia. Lobanovskiy conquistou 30 títulos na carreira.

4º – Ottmar Hitzfeld

Ottmar Hitzfeld
Ottmar Hitzfeld tem 28 títulos (Foto: Divulgação)

O técnico alemão conquistou 28 títulos ao longo da carreira, com destaque para sete Bundesligas e duas Champions League. Ele comandou o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund.

5º – Jock Stein

Jock Stein
Jock Stein brilhou no Celtic (Foto: Divulgação)

O escocês marcou época pelo Celtic, pelo qual foi campeão da Champions League. Ao todo, Jock Stein conquistou 26 títulos ao longo da carreira.

5º – Felipão

Palmeiras x Santos Felipão
Felipão é Brasil na lista (Foto: Bruno Ulivieri/Ofotografico/Lancepress!

Multicampeão, o técnico do Palmeiras é o representante brasileiro no Top 10. O “Marca” lista Felipão com 26 títulos na carreira.

7º – Guardiola

Pep Guardiola
Guardiola cresce na lista (Foto: Reprodução)

Agora são 25 títulos como profissional: três Campeonatos Espanhóis, três Bundesligas, três Supercopas da Espanha, três Supercopas da Europa, três Mundiais de Clube, duas Champions League, duas Copas do Rei, duas Copas da Alemanha, duas Copas da Liga Inglesa, uma Premier League e uma Copa da Inglaterra.

7º – Mourinho

Mourinho - Real Madrid
Mourinho pelo Real Madrid (Foto: AFP)

O técnico português também tem 25 títulos na carreira, seja pelo Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United, com destaque para duas Champions League, duas Ligas Europa, três Premier Leagues, dois Campeonatos Italianos e um Campeonato Espanhol.

9º – Giovanni Trapattoni

Giovanni Trapattoni
Giovanni Trapattoni tem 23 títulos  (Foto: Divulgação)

O técnico italiano comandou Milan, Juventus, Inter de Milão, Fiorentina, Bayern de Munique, a seleção da Itália, entre outros. Trapattoni conquistou 23 títulos, com destaque para sete Italianos, uma Bundesliga e uma Champions League.

10º – Arsène Wenger

Arsène Wenger - Huddersfield x Arsenal
Arsène Wenger fez história no Arsenal (Foto: Adrian Dennis / AFP)

Ainda sem clube desde que deixou o Arsenal, na última temporada, Wenger fecha o Top 10 com 21 títulos, com destaque para três Premier Leagues e um Campeonato Francês pelo Monaco.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter