Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Thomas segue com a camisa amarela após novo triunfo na Volta da França

Galês bate quatro rivais na reta final do percurso entre Bourg-Saint-Maurice e Alpe d’Huez, incluindo seu companheiro de equipe Chris Froome, e amplia vantagem na liderança geral 

(Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP)
Escrito por

O galês Geraint Thomas, da Sky, passou sufoco, mas venceu nesta quinta-feira a 12ª etapa da Volta da França e assegurou o direito de permanecer com a camisa amarela, de líder geral. O ciclista, que já havia triunfado no dia anterior, ampliou a vantagem na ponta da tabela após completar o percurso entre Bourg-Saint-Maurice e Alpe d’Huez, de 175 km, em 5h18m37. 

A disputa era considerada uma das mais complexas, sobretudo em razão das passagens pelo Col de Madeleine e pelo Col de la Croix de Fer, ambas acima dos 2.000 metros de altitude, antes da chegada ao mítico Alpe d'Huez.


O holandês Tom Dumoulin (Sunweb) terminou na segunda colocação, a dois segundos de Thomas, e o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale) completou o pódio, com três segundos de desvantagem. Campeão das últimas três edições da Volta da França, o britânico Chris Froome, companheiro do galês na Sky, ficou na quarta posição, a quatro segundos do vencedor. O italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) se recuperou de uma queda nos últimos quilômetros e ficou em sétimo.

Na classificação geral, Thomas tem 1m39 de vantagem para Froome, vice-líder no momento. Já Dumoulin aparece em terceiro, a 1m50. Nibali ocupa o quarto lugar, a 2m37 do detentor da camisa amarela.


O colombiano Rigoberto Uran (Education First-Drapac), vice-campeão da competição no ano passado, abandonou a prova devido às lesões que sofreu ainda na nona etapa.

– Honestamente, estou sem palavras. É insano. O (Steven) Kruijswijk colocou muita pressão sobre nós, e estávamos lutando. Na subida final, eu estava seguindo o Froome. Ele atacou, e eu voltei sozinho. Isso é inacreditável. Eu não pude ver isso acontecendo. Eu apenas tentei seguir o Dumoulin. Eu sabia que tinha que ser o primeiro na última curva se quisesse ganhar. Foi depois de alguns segundos que percebi que estava ganhando – contou o vencedor, que manteve o discurso de respeito com o favorito, em um momento decisivo para a Sky decidir qual dos dois terá maior suporte para a conquista do título.

– Talvez eu consiga manter a camisa amarela nos próximos dias. Mas esta corrida é tão difícil que você nunca sabe ao certo. Eu ainda estou correndo para Froome, ele é o cara. Não sei como vou fazer durante três semanas – completou o galês.

A 13ª etapa será disputada nesta sexta-feira. O percurso terá 169 km, entre Le Bourg-d’Oisans e Valence.

Confira o resultado da 12ª etapa

1. Geraint Thomas (Gal/Team Sky) 5h18m37s
2. Tom Dumoulin (Hol/Team Sunweb) +2s
3. Romain Bardet (Fra/AG2R La Mondiale) +3s
4. Chris Froome (GB/Team Sky) mesmo tempo
5. Mikel Landa (Esp/Movistar Team) +7s
6. Primož Roglic (Slo/Team LottoNL-Jumbo) +13s
7. Vincenzo Nibali (Ita/Bahrain-Merida) mesmo tempo
8. Jakob Fuglsang (Din/Astana) +42s
9. Nairo Quintana (Col/Movistar) +47s
10. Steven Kruijswijk (Hol/Team LottoNL-Jumbo) +53s

Confira a classificação geral da Volta da França

1. Geraint Thomas (GB/Team Sky) 49h24m43s
2. Chris Froome (GB/Team Sky) +1m39s
3. Tom Dumoulin (Hol/Team Sunweb) +1min 50s
4. Vincenzo Nibali (Ita/Bahrain-Merida) +2mins 37s
5. Primoz Roglic (Slo/Team LottoNL-Jumbo) +2m46s
6. Romain Bardet (Fra/AG2R) +3m7s
7. Mikel Landa (Spa/Movistar) +3m13s
8. Steven Kruijswijk (Ned/LottoNL-Jumbo) +3m43s
9. Nairo Quintana (Col/Movistar) +4m13s
10. Daniel Martin (Irl/UAE Emirates) +5m11s