Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Porto-riquenho, técnico Ron Rivera pode fazer história no Super Bowl

Primeiro jogador do país a atuar na NFL e conquistar um título, treinador do Carolina Panthers pode ser o pioneiro de Porto Rico a vencer o troféu no comando do time

Ron Rivera é o treinador do Carolina Panthers (Foto: Thearon W. Henderson/Getty Images North America/AFP)
Escrito por

Técnico principal do Carolina Panthers desde 2011, Ron Rivera pode conquistar um feito histórico: ser o primeiro treinador de origem porto-riquenha (por parte de pai) e mexicana (pela mãe) a vencer um Super Bowl. Neste domingo, seu time enfrenta o Denver Broncos, a partir das 21h30 (de Brasília).

Em 1985, Rivera se tornou o primeiro atleta com esta “linha de antepassados” a conquistar o título – ele era linebacker do Chicago Bears. Como atleta, atuou pelo Bears até se aposentar em 1992.

Entre os técnicos, ele é apenas o terceiro latino: Tom Fears e Tom Flores foram os outros. O último é o que tem o currículo mais vitorioso: foram dois títulos, pelo Los Angeles Raiders e pelo Oakland Raiders, em 1981 e 1984, respectivamente.

Comandante do melhor time desta temporada, Rivera passou por momentos turbulentos até a decisão de hoje à noite, contra o Denver. No início de 2013, com o time demorando para engrenar, cresciam rumores de uma possível demissão. A diretoria da equipe, porém, preferiu bancar o primeiro head coach latino desde a temporada de 1995. E de resultado já em 2013, quando o time terminou a temporada com 12 vitórias, e perdeu nas semis dos playoffs.