Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mariana Silva fica com a medalha de prata no Grand Prix de Samsun

Brasileira é punida no golden score. Cinco brasileiros entram em ação no domingo<br>

Mariana Silva garantiu a segunda medalha do Brasil na Turquia (Foto: M. Mayorova/IJF)
Escrito por

O Brasil garantiu mais um lugar no pódio no Grand Prix de Samsun (TUR). Neste sábado, a meio-médio Mariana Silva chegou à decisão da categoria contra a francesa Margaux Pinot, mas sofreu punição no golden score e ficou com a prata. Com isso, somou 180 pontos no ranking mundial. Sarah Menezes já havia conquistado o bronze no primeiro dia de disputas.

– Trabalhei bastante a questão de transferir meu treino para a competição. Lutei um campeonato nacional antes de vir pro Grand Prix justamente para conseguir esse objetivo. Acredito que esse processo foi bastante positivo para esse resultado – disse Mariana.

A campanha da judoca teve dois ippons e outras duas lutas com vitória por ter sido punida menos vezes que a adversária. No primeiro combate, a atleta do Minas passou pela russa Pari Surakatova na diferença de punições (2 a 1). Depois da estreia, mais confiante, começou a mostrar o seu melhor judô. Na segunda luta, ippon sobre a croata Andreja Dakovic com dois minutos e cinquenta de luta.

Nas quartas-de-final, ippon sobre a austríaca Kathrin Unterwurzacher, cabeça de chave número um da competição e atual quarta colocada no ranking mundial, com apenas 19 segundos de luta. Na semifinal, outra vitória sobre uma austríaca, Hilde Draxler, mas dessa vez na diferença de punições (2 a 1). Na decisão, a luta terminou sem pontuação ou punição para nenhuma das duas atletas no tempo normal. Com pouco mais de dois minutos da prorrogação (golden score), Mariana foi punida e encerrou a luta com vitória de Margaux Pinot.

– Eu consegui lutar muito tranquilamente, com efetividade e agressividade. Estou muito feliz com a minha competição mas sei que foi apenas um passo rumo à vaga olímpica e, consequentemente, para a minha medalha – concluiu Mariana.

Os outros brasileiros que competiram neste sábado não conseguiram chegar ao bloco final. Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70kg) tiveram suas lutas decididas no golden score. Com pouco mais de um minuto, Penalber foi punido e caiu ante Dagvasuren Nyamsuren (MGL). E Portela acabou sofrendo um yuko contra Lola Mansour (BEL) quando a luta já chegava a cinco minutos e meio. Por fim, Alex Pombo (73kg) foi derrotado por ippon por Cedric Bassol (MON).

Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg), Rafael Silva (+100kg) e Rochele Nunes (+78kg) encerram a participação do Brasil na competição neste domingo. As preliminares começam às 4h da manhã e as finais serão às 11h, no horário de Brasília.