João Fonseca garantiu a primeira vitória do Time Mundo, na Laver Cup, na noite desta sexta-feira, em San Francisco, na Califórnia. O brasileiro, de 19 anos e 42º do mundo, derrotou o italiano Flavio Cobolli (25º), por 6/4 e 6/3. Com o feito, o número 1 do Brasil se tornou o mais jovem a conquistar uma vitória para a equipe.
➡️ Após superar linfoma, judoca cearense está pronto para os Jogos da Juventude
➡️ Nos Jogos da Juventude, Amazonas celebra a volta de atleta que recuperou a visão
➡️ Irmãos iranianos e um sonho para Rondônia nos Jogos da Juventude
➡️ Multimedalhista capixaba celebra novo momento nos Jogos da Juventude
- Meu time me ajudou muito a controlar meus nervos e ganhar o jogo, estou muito feliz. Agradeço demais por aprender com essas lendas - disse o brasileiro, de 19 anos, numa referência ao capitão da equipe, o americano Andre Agassi, que se aposentou, justamente, no ano que o brasileiro nasceu: 2006.
Número 1 do Brasil e 42 do mundo (seu melhor ranking), o carioca iniciou o jogo confirmando o saque. O rival fez o mesmo em seguida. João Fonseca desperdiçou os três primeiros breaks no quarto game. Em seguida, sacando em 2/2, o brasileiro sofreu a quebra. Cobolli, na sequência, sacou e abriu 4/2. O italiano sacou em 4/3, salvou um break, mas o brasileiro devolveu a quebra. Embalado, o caçula da Laver Cupa sacou e virou para 5/4. E, com outra quebra no game seguinte, fechou a parcial.
O brasileiro iniciou o segundo set confirmando o serviço. Dois games depois, fez 2/1. Em seguida, o número 1 do Brasil quebrou o saque do italiano. Mas, quando João Fonseca sacou em 3/1, o rival devolveu a quebra. O carioca, no entanto, não se abateu e voltou a se impor no serviço do adversário para abrir 4/2. Sacando em 2/5, Cobolli confirmou o serviço. João Fonseca, em seguida, sem ser ameaçado, foi pra cima e fechou a partida.
Antes da estreia de João Fonseca, o Time Europa venceu os dois primeiros jogos: o norueguês Casper Ruud superou o anfitrião Reilly Opelka, por 6/4 e 7/6, enquanto o tcheco Jakub Mensik (campeão do Masters 1000 de Miami) levou a melhor sobre o americano Alex Michelsen, por 6/1, 6/7 e 10/8.
Agassi elogia João Fonseca
Capitão do TIme Mundo, Andre Agassi voltou a elogiar bastante João Fonseca durante entrevista ao Tennis Channel. A lenda comparou o brasileiro a grandes nomes como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, atuais números um e dois no ranking mundial da ATP, respectivamente.
– Ele tem a minha atenção já faz oito meses! Assistir ele jogar é uma loucura. A potência natural que ele tem dos dois lados, a movimentação, o atleticismo… Ele é maior do que você imagina também, um pouco como o Sinner. Vi o Sinner listado com 1,88m, aí tive a chance de conhecê-lo e falei: ‘Não, não, não, você tem mais de 1,90m.’ Com o Fonseca é a mesma coisa – contou Agassi.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
– Ele pode acelerar com o mesmo swing e injetar ritmo. Quando o Alcaraz faz isso, você pode ver o ritmo sendo injetado, mas quando o Fonseca faz é como se você nem soubesse que ele está vindo – acrescentou.
Sendo o treinador de João Fonseca na Laver Cup, Andre Agassi foi questionado pelo apresentador do canal sobre o que ele acha dos jogos de João e a resposta consolidou Agassi como mais um admirador influente para os fãs de Fonseca.
– É muito louco assistir ele. Ele foi a minha escolha como treinador, mas eu sou do tipo que não precisa esperar para saber o que estou vendo. Eu acredito no caminho que ele está seguindo. Espero que ele esteja preparado para lidar com o peso e a pressão que vêm com isso, claro, mas tudo que ele me mostra é que é um verdadeiro profissional e tem uma maturidade além da idade. Eu acredito nele, e quero que ele saiba disso agora. E quero estar lá assistindo ele contra qualquer um – disse o multicampeão.
➡️Equipe de João Fonseca na Laver Cup anuncia duas substituições; entenda
A oitava edição da Laver Cup vai até o próximo domingo (21).