Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ironman Brasil 2019: prova terá elite e legião de atletas em Florianópolis

Competição terá cerca de 1500 atletas e será disputada domingo, em Jurerê Internacional. Na Elite, serão 25 homens e cinco mulheres. Prova classifica para o Mundial no Havaí 

Atletas preparados para a largada, que começa com a natação (Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports/Divulgação)
Escrito por

Considerada a mais tradicional e forte prova de triathlon do país, o Ironman Brasil será disputado domingo, 26/5, em Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Triatletas profissionais e amadores de 38 países participarão da 19ª edição da prova, com destaque para a Elite, que contará com 30 competidores, sendo 25 no masculino e cinco no feminino. Nomes fortes no circuito internacional estão confirmados e prometem boas disputas pelo topo do pódio.

A prova terá 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida. A largada será às 6h45 para a Elite masculino, largando a Elite feminino às 6h50 e a Faixa Etária, em grupos, a partir das 7h, com tempo limite de conclusão de 17 horas. Vale destacar que o Ironman Brasil 2019 classificará atletas da Elite também amadores para o Mundial Ironman 2019, em outubro, no Havaí.

No masculino, as atrações serão os americanos Andrew Potts, campeão pan-americano no Rio de Janeiro e do Mundial 70.3, ambos em 2007, do Ironman do Canadá (2016) e seis vezes top 10 em Kona (Havaí), e Justin Metzler, terceiro no Ironman 70.3 Bariloche (2019); o francês Cyril Viennot, campeão mundial de longa distância (2015) e vencedor do Ironman da Dinamarca (2018) e Ironman 70.3 Peru (2018); o dinamarquês Mikkel Mortensen, campeão mundial de Longa Distância (2018) e prata no Mundial Ironman Kona (25/29 anos); e o britânico William Clarke, campeão olímpico em Pequim (2008) e terceiro no Ironman do Texas (18).

Christian Carletto (ARG), Gustavo Rodriguez Iglesias (ESP), terceiro no Ironman de Wales (2018), Jason Pohl (CAN), José Estrangeiro (POR), Roberto Rivera (CHI) e Urs Mueller (SUI) completam a relação de estrangeiros inscritos no masculino. Já no feminino, destaque para a canadense Jennifer Lentzke, quinta no Ironman de Ontário (15).

O Brasil terá alguns de seus melhores nomes em provas de longa distância. O favorito é Igor Amorelli, campeão do Ironman Brasil em 2014 e vice em 2018, além de bicampeão do 70.3 Florianópolis (18/19) entre  títulos internacionais.

- No triathlon de longa distância o psicológico é fundamental na hora da prova. A cabeça tem que estar muito boa para encarar o desafio de quase 8 horas de prova. Espero fazer uma grande prova e ter um bom resultado. Meu sonho é ser campeão mundial - revela Amorelli. 

Também brigarão pelo titulo Guilherme Manocchio, campeão do Ironman Fortaleza (14) e do Ironman da Dinamarca (15); e Thiago Vinhal, melhor brasileiro na história do Mundial Ironman de Kona, com o 13º lugar em 2017, e terceiro colocado no Ironman Brasil em 2018.

Também representarão o país no masculino atletas experientes como Bruno Matheus, Danilo Melo, Eduardo Lass, Felipe Manente, Frank Silvestrin, Iuri Vinuto, Luis Henrique Ohde, Luiz Francisco Paiva Ferreira, Paulo Roberto Maciel da Silva e Vinicius Canhedo.

Serão quatro brasileiras lutando por um título no feminino. Pâmella Oliveira, bicampeã do Ironman 70.3 Florianópolis e do Ironman 70.3 Rio de Janeiro e quarta colocada no Mundial de 70.3 em 2018 abre a lista, que ainda terá Bruna Mahn, terceira colocada e melhor brasileira no Ironman Brasil 2018, Gisele Bertucci e Julia Kruger Romariz. O triatlo feminino brasileiro soma três conquistas na prova: Fernanda Keller (2004 e 2008) e Ariane Monticeli (2015).

Uma das patrocinadoras da prova, a Mizuno prepara uma grande estrutura para atender ao público e aos atletas em Florianópolis.  O Clube Doze de Agosto será o local da área de transição e chegada, além de abrigar a Expo, que contará com uma série de atrações como espaço de relax com quick massage e puffs com reflexologia, DJ, distribuição de tattoos temporárias, e personalização de camisetas compradas na loja oficial. Haverá também um treino aberto para atletas e convidados, no dia 24, e uma palestra sobre o esporte.

- Não existe nenhum atleta mais focado em desempenho e dedicação aos treinos como aquele que está em preparação para um Ironman. Por isso trabalhamos junto a essa modalidade para promovermos a melhor experiência possível dentro e fora da competição - diz Eduardo Oliveira, gerente de Marketing Esportivo da Mizuno.