Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Henrique Avancini é campeão de prova na África do Sul

Número 2 do mundo no MTB somou mais 120 pontos nos rankings olímpico e mundial

Henrique Avancini foi campeão de prova na África do Sul (Foto: Zoon Cronje / www.zcmc.co.za)
Escrito por

Atual campeão do mundo de Maratona MTB, o brasileiro Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, conquistou neste domingo o título inédito da prova sul-africana Momentum Health Tankwa Trek, ao lado do alemão Manuel Fumic.

Com o triunfo, o número 2 do mundo somou mais 120 pontos nos rankings olímpico e mundial, de olho na vaga para Tóquio-2020. A Tankwa Trek fez parte da preparação da dupla para a ultramaratona ABSA Cape Epic, também na África do Sul, em março.

Avancini e Fumic entraram na quarta e última corrida da Tankwa Trek com uma vantagem de 2m42seg para seus companheiros de equipe, Maxime Marotte (FRA) e Orr Cameron (GBR), após terem vencido as três primeiras etapas da competição. Assim, no dia decisivo, confirmaram o título com a segunda colocação, atrás apenas de Urs Huber (SUI) e Simon Stiebjahn (ALE).

– Mais do que especial vencer essa prova, porque além do pelotão de alto nível, é uma redenção para nós já que abandonamos a corrida no ano passado devido a uma lesão do Fumic. Não canso de continuar aprendendo sobre a vida em cima de uma bicicleta – disse Henrique Avancini, integrante do Shimano Sports Team.

Na Tankwa Trek, Avancini e Fumic pedalaram 11h01m10seg em quatro etapas, totalizando 288 km e 5.760 m de altimetria acumulada, 2m54 à frente de Marotte e Cameron.

A Tankwa Trek foi a segunda prova do ano e a segunda conquista de Avancini na temporada. No último dia 3, o atleta já havia conquistado a SA Cup, competição organizada pela UCI (União Ciclística Internacional) Classe 1 que contou com atletas de 21 países. A prova também foi disputada na África do Sul, na Cidade do Cabo.

– Comecei bem a temporada vencendo uma prova olímpica, com concorrentes de muito renome, e logo na sequência enfrentando a Tankwa, que é uma prova de outro formato, e fazendo mais uma vez muito bem. Acredito que essas vitórias mostrem que o trabalho de conexão entre a temporada de 2018 para 2019 foi muito bem feito. A temporada está começando de forma muito positiva. Vamos em frente. Ainda há muito o que ser desenvolvido ao longo do ano, mas eu diria que até agora venho cumprido muito bem as etapas e metas que a gente estipulou de preparo e evolução. Não deixa de ser uma enorme carga de motivação para o restante do ano – falou Avancini.