Mundial de Ironman 2021 muda para fevereiro de 2022

Variante Delta da Covid-19 é responsável pela alteração de data. Edição de 2022 está marcada para outubro

Mundial de Ironman 2021 é transferido para fevereiro de 2022. (Divulgação)
Mundial de Ironman 2021 é transferido para fevereiro de 2022. (Divulgação)

Escrito por

Com um aumento no número de casos de Covid-19 nos Estados Unidos na esteira de variantes altamente contagiosas e baixos números de vacinação, o Ironman anunciou, nesta quinta-feira (19/8), que mudará o Campeonato Mundial de Ironman de outubro de 2021 para 5 de fevereiro de 2022.

“O ressurgimento do vírus e da nova cepa Delta teve um impacto significativo na comunidade da ilha do Havaí. Combinado com o fechamento substancial das fronteiras e restrições de viagens para atletas qualificados, não há um caminho viável em outubro para sediar o Mundial de Ironman ”, disse o CEO do Ironman, Andrew Messick, em um comunicado à imprensa.

A decisão vem após muita especulação nos últimos dias sobre o que aconteceria com o evento, uma vez que o Havaí aumentou as restrições para viagens e reuniões públicas. Em 10 de agosto, o governador do Havaí, David Ige, anunciou que o estado voltaria a limitar as reuniões ao ar livre para 25 pessoas e os bares e restaurantes internos a 50% de sua capacidade. No entanto, havia uma exceção para eventos profissionais, que seria analisada e aprovada pelo condado – de acordo com os protocolos e diretrizes de segurança propostos para cada evento. Por causa dessa isenção, muitos estavam esperançosos que Mundial de Ironman pudesse acontecer.

Adiamento do Mundial de Ironman foi pedido de prefeito

Essa esperança foi frustrada depois que o prefeito do condado do Havaí, Mitch Roth, deixou claro em uma reunião do conselho municipal na noite de terça-feira que a cidade estava considerando cancelar a prova devido às preocupações com as milhares de pessoas que vêm à ilha para assistir. De acordo com o “Hawaii Tribune-Herald”, Roth submeteu a aprovação para o aumento das restrições de emergência, tendo dito ao conselho:

“Infelizmente, não parece muito positivo ter o Ironman este ano. A questão com o Ironman é o que você faz com todas as pessoas que vêm assistir … Adoraria ver o Ironman acontecer e também percebo que é algo que ajuda a nossa comunidade, mas também estamos preocupados com o crescimento rápido do contágio da Covid-19 pela variante Delta.”

Os voluntários e a equipe médica do evento foram informados na quarta-feira à noite e no início da manhã de quinta-feira que o evento seria transferido, mas os detalhes finais tiveram que ser acertados com as autoridades locais.

Qualificação para edição de 2022 não muda

Os atletas que já se classificaram para o Mundial de Ironman 2021 receberão as informações por e-mail. A qualificação para o campeonato de 2022 não foi alterada e está programada para ocorrer em outubro de 2022.

No ano passado, durante o aumento da pandemia da Covid-19, o Ironman anunciou o adiamento do Mundial de Ironman de 2020 para fevereiro de 2021. Em junho de 2021, a prova em Kona foi então cancelada.

Se a prova de fevereiro de 2022 for confirmada, seguida pela competição de outubro de 2022, não será a primeira vez que haverá dois mundiais de Ironman no mesmo ano. Em 1982, depois que a disputa tradicional foi realizada em fevereiro, o sucesso do campeonato despertou tanto interesse que uma edição foi realizada em outubro para acomodar o grande aumento no número de inscritos. A partir de então, outubro se tornou a data tradicional do Mundial de Ironman.

Alterações no Mundial 70.3

O Ironman também anunciou no início desta semana que faria alterações nos mundiais de 2021 e 2022 70.3 por causa das restrições de viagem por causa da Covid-19 – condensando a edição de 2021 em um dia e movendo o evento de 2022 da Nova Zelândia de volta para St. George, Utah. Nesse anúncio, os oficiais do Ironman observaram que quase metade dos triatletas não poderia comparecer ao Mundial 70.3 em Utah no mês que vem devido às contínuas restrições de fronteira. As viagens para o Havaí são ainda mais regulamentadas, com quarentenas exigidas para todos os viajantes não vacinados e registros de vacinação aceitos apenas em um número limitado de países. (Iúri Totti)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter