Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ciclista inicia jornada para conhecer o Brasil sob nova perspectiva

Pandemia não impede a mineira Amanda Bento de encerrar ciclos e iniciar uma nova vida

Amanda Bento inicia jornada ainda neste mês (Foto: arquivo pessoal)
Escrito por

Em 2020, a pandemia não impediu a mineira Amanda Bento, de 32 anos, radicada no Rio de Janeiro, de encerrar ciclos importantes e iniciar uma nova vida. Seu relacionamento chegou ao fim, fechou o negócio em que trabalhava e decidiu pedalar sua bicicleta por todos os estados brasileiros, conhecer seu país de uma perspectiva diferente e se conectar com as pessoas.

- Eu tinha lojas de moda, em Ipanema e Botafogo, mas cansei de viver dentro daquela caixa. A pandemia me mostrou que eu não estava feliz com a minha vida profissional e pessoal. Foi o momento de vários ciclos se fecharem. Só conheço bem a minha cidade, Cataguases, e o Rio, que têm climas parecidos. Quero conhecer o meu país - diz a ciclista.


Amanda sai de Cataguases em março rumo ao Rio de Janeiro, percurso que pretende fazer em dois dias. Então, vai seguir rumo ao Nordeste pelo litoral, depois para o Norte, em seguida o Centro Oeste, Sul e volta para o Sudeste. Serão 10 mil quilômetros que ela planeja percorrer em um prazo entre 500 e 720 dias. É o equivalente a percorrer a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo por 25 vezes.

- A rotina começará um pouco antes das 6h da manhã, quando tomarei um shake e prepararei as misturas para ingerir enquanto pedalo, até 14h, quando pretendo almoçar e encerrar a jornada do dia para evitar que alguma emergência me faça pedalar de noite. A viagem é para eu conhecer os lugares, então há locais onde vou ficar por 10 ou 15 dias - conta.

Amanda está aprendendo a consertar bicicletas e preparando seu corpo para a viagem. A ciclista realiza uma dieta rigorosa e treina autodefesa. Leva com ela uma barraca e equipamentos minúsculos, como um liquidificador. Seus equipamentos de segurança estão em dia e vai contar com o apoio da família para eventualmente receber objetos pelo correio.