Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ciclista belga morre ao ser atingido por uma moto em competição

Antoine Demoitie, de 25 anos, caiu em uma das etapas do Clássico Gent-Wevelgem, neste domingo. O atleta chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos<br>

Antoine Demoitie, de 25 anos, foi atingido por uma moto em uma competição na Bélgica (Foto: AFP/DIRK WAEM)
Escrito por

O ciclista belga Antoine Demoitie morreu neste domingo, vítima de um acidente durante uma etapa do "Clássico Gent-Wevelgem", uma tradicional prova na Bélgica. O competidor de 25 anos sofreu uma queda em um dos estágios da corrida, no norte da França, e foi atropelado por uma moto.

Demoitie chegou a ser levado para o hospital de Ypres (BEL), sendo posteriormente transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo em Lille (FRA), mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a polícia local, o jovem teria sido atingido na cabeça pela motocicleta, em uma queda que envolveu outros três ciclistas, que não se feriram gravemente.

A versão de testemunhas do acidente diverge em um ponto. Enquanto algumas alegam que o ciclista foi atingido na cabeça pela moto, outros dizem que o veículo caiu por sobre Demoitie após sua queda.

A Associação Profissional de Ciclistas (CPA) afirmou nessa segunda-feira, em nota oficial, que quer que as circunstâncias do acidente sejam esclarecidas, apesar de pedir que não seja criado um debate em torno do acidente. Segundo a CPA, a fatalidade traz frustração à entidade, que diz sempre tentar colocar a segurança dos ciclistas em primeiro lugar.

Em coletiva, time anunciou retirada de etapa (AFP/Kurt Desplenter)

"Nós não queremos acusar ninguém, mas sim refletir sobre as responsabilidades de todos para garantir que a atenção, cuidado e controle sobre os padrões de segurança sejam mantidos a um alto nível", afirmou a CPA.

A equipe do belga, Wanty-Gobert, se retirou do próximo estágio da competição, que terá início nessa terça-feira, em respeito a Demoitie. De acordo com o diretor do time, a decisão foi tomada após um encontro com os familiares do competidor.

A União Ciclística Internacional (UCI) também emitiu um comunicado oficial após o anúncio do falecimento de Antoine, afirmando que a ausência do atleta será sentida e pedindo maiores investigações sobre o acidente.

" A UCI irá cooperar com todas as autoridades relevantes para investigar as circunstâncias desse trágico acidente", confirmou.