Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ciclismo: Tour do Rio é adiado por falta de incentivo financeiro

Etapa seria realizada entre os dias 18 a 22 deste mês

Tour do Rio (Foto: Divulgação)
Escrito por

Competição internacional de ciclismo, o Tour do Rio, que aconteceria entre os dias 18 a 22 de maio, foi adiado por falta de recursos e apoio para a realização da prova. 

A organização do evento alegou que a crise política e econômica que atinge todo o país, afetando também o esporte justamente no ano em que o Rio de Janeiro sedia as Olimpíadas, causou a falta de patrocínio das empresas privadas e, principalmente, do apoio do Governo. Isto obrigou o Instituto Faça, responsável pela organização do Tour do Rio, a adiar a data da prova enquanto tenta captar verbas para realizá-lo entre os dias 13 a 17 de julho.

Dos três patrocinadores que apoiaram a competição em 2015, apenas um manteve o patrocínio em função da crise para promover o evento com a qualidade e segurança necessárias. 

Em 2015, o Tour do Rio reuniu cerca de 500 pessoas, entre atletas, mecânicos, técnicos, batedores e pessoal de apoio, e contou com a participação de 6 equipes internacionais e 9 nacionais, passando por 25 cidades e totalizando 797 km até cruzar a divisa com Minas Gerais. Segundo a diretora do Instituto Faça, Luisa Jucá, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a procura de times estrangeiros por uma vaga na competição aumentou significativamente neste ano.

Durante os seis anos de existência, o Tour do Rio já contou com a participação de mais de 600 atletas de 15 nacionalidades, teve mais de 5.000 km percorridos em 41 municípios e um investimento de R$ 14.993.783,74, sendo destaque nos principais veículos nacionais e internacionais, com alcance em 46 países e público de aproximadamente 150 mil pessoas. Foi responsável por destacar atletas como Rafael Andriato, duas vezes vencedor do Prêmio Brasil Olímpico e Kleber Ramos “Bozó”, único brasileiro a vencer o Tour do Rio e melhor colocado do país no evento teste para as Olimpíadas 2016.