Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chris Froome é campeão virtual e assegura tetra da Volta da França

Britânico chega em terceiro na penúltima etapa do evento, em Marselhe, e só precisa completar o percurso de domingo, em Paris, para selar o quarto título da competição

Chris Froome é campeão virtual da Volta da França (Foto: LIONEL BONAVENTURE / AFP)
Escrito por

O britânico Chris Froome, da Sky, assegurou neste sábado o título da Volta da França de 2017. Ele terminou a penúltima etapa, em Marselha, na terceira colocação. A prova de contrarrelógio foi vencida pelo polonês Maciej Bodnar (Bora--Hansgrohe). Froome se tornou campeão virtual da 104ª edição do maior evento de ciclismo do mundo.

Neste domingo, ele só precisa voltar à estrada na capital francesa para confirmar o título. Isso porque o trecho de 103 quilômetros entre Montgeron e Paris, que constitui a 21ª etapa, é meramente festivo e sem disputas por posição. A chegada acontecerá na Champs-Elysées.

O ciclista, que nasceu no Quênia, tem mais 54 segundos do que o colombiano Rigoberto Uran (Cannondale--Drapac) e 2.20 minutos de vantagem sobre o terceiro, o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale), que passou mal. Em Paris, Froome poderá festejar a conquista do quarto Tour da carreira, o terceiro consecutivo.

– Estou sem palavras. É uma sensação incrível. Acabei de falar com a minha esposa e amanhã (domingo) vou a Paris com meu filho. Essa foi a minha Volta da França mais apertada, com a disputa mais dura entre os ciclistas. Sofri um pouco de pressão, mas, para mim, é sempre bom ser pressionado. Estou extasiado por ganhar novamente – declarou o britânico.

Bodnar cumpriu o percurso de 22,5 quilômetros em 28m15, apenas um segundo mais rápido do que o seu compatriota Michal Kwiatkowski (Sky). O virtual campeão geral ficou a seis segundos do primeiro colocado da etapa. Ele completou as 20 etapas em 83h55min16.

Oitavo na etapa, com 31 segundos de desvantagem para Bodnar,  Uran pulou para a segunda colocação na classificação, com 54 segundos de desvantagem em relação a Froome, e se sagrou vice-campeão virtual.

– Foi uma Volta da França muito boa para mim, até ganhei uma etapa. Terminar em segundo foi o feito mais importante de minha carreira – disse o colombiano.

Classificação da 20.ª etapa

1. Maciej Bodnar (Polónia/BORA-hansgrohe), 28:15"
2. Michal Kwiatkowski (Polónia/Team Sky), +1"
3. Chris Froome (Grã-Bretanha/Team Sky), +6"
4. Tony Martin (Alemanha/Katusha-Alpecin), +14"
5. Daryl Impey (África do Sul/Orica-Scott), +20"
6. Alberto Contador (Espanha/Trek-Segafredo), +21"
7. Nikias Arndt (Alemanha/Team Sunweb), +28"
8. Rigoberto Uran (Colômbia/Cannondale-Drapac), +31"
9. Stefan Kueng (Suíça/BMC Racing Team), +34"
10. Sylvain Chavanel (França/Direct Energie), +37"

Classificação geral


1. Chris Froome (Grã-Bretanha/Team Sky), 83:55:16"
2. Rigoberto Urán (Colômbia/Cannondale-Drapac), +54"
3. Romain Bardet (França/AG2R La Mondiale), +2:20"
4. Mikel Landa (Espanha/Team Sky), +2:21"
5. Fabio Aru (Itália/Astana), +3:05"
6. Daniel Martin (Irlanda/Quick-Step Floors), +4:42"
7. Simon Yates (Grã-Bretanha/Orica-Scott), +6:14"
8. Louis Meintjes (África do Sul/UAE Team Emirates), +8:20"
9. Alberto Contador (Espanha/Trek-Segafredo), +8:49"
10. Warren Barguil (França/Team Sunweb), +9:25"