Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiro do salto triplo vence em Ohio e obtém índice para o Pan

Vice-campeão mundial, Almir Junior consegue 17,46m em sua primeira competição da temporada pré-olímpica. A marca de qualificação para os Jogos de Lima é de 16,50m

Almir Junior projeta evolução de suas marcas em 2019 (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Escrito por

O brasileiro Almir Junior, vice-campeão mundial indoor de salto triplo em 2018, iniciou a temporada pré-olímpica em grande estilo. Em sua primeira competição no ano, o Doug Raymond Invitational Meeting, na Universidade de Kent, em Ohio (EUA), na madrugada de domingo, o atleta venceu a prova com 17,46m, segunda melhor marca no ranking mundial de 2019 e a terceira melhor do mundo desde 2013.

Almir, que defende a Sogipa (RS), confirmou o índice para o Mundial de Doha, no Qatar (16,95m), entre 27 de setembro e 6 de outubro, e também fez o índice para os Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), de 16,50m, que terão disputas entre 26 de julho e 11 de agosto.

Ele não competia há oito meses, mas contou que vinha treinando forte.

– Não teve parada nem para o Natal e Ano-Novo. Mas não estou no meu 100% e ainda tenho espaço para melhorar, com calma.

Almir chegou aos Estados Unidos no dia 2 de fevereiro para um camping com o treinador norte-americano da Universidade de Kent, Michael Schober, especialista em saltos horizontais, fruto de convênio entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Almir fará mais duas competições do USA Track & Field Meet Indoor Series 2019 - salta no Kent State Tune Up Meet, em 16/2, em Ohio, e no Carson Meet Invitational, em Nevada, em 19/2.

– São competições de percurso, como parte da preparação. Temos de ir com calma e muita paciência, não acelerar o processo, para evitar frustração precoce e lesão. Vamos estar a ponto de melhorar, inclusive o recorde pessoal (17,53m), lá no Pan e Mundial – disse o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca.

Outros brasileiros pelo mundo

No Ifam Indoor Ghent 2019, Bélgica, o brasileiro Fernando Ferreira ficou em terceiro no salto em altura com 2,15m. Jamal Wilson, das Bahamas, foi o primeiro (2,20m) e Hamdi Allamine, do Catar, o segundo (2,15m).

A caloura Mirieli Estaili, em sua primeira competição pela Universidade do Missouri, bateu o recorde da instituição no Iwoa Classic Invitational, com o sexto lugar no salto triplo e a marca de 13,00m. A marca anterior da universidade era de 12,68m e pertencia a Arianna Fisher, de San Jose, California.