Atual campeão mundial de ondas gigantes, Koxa busca o bi em 2019

Brasileiro Rodrigo Koxa fala sobre os planos para a temporada após grande conquista

Rodrigo Coxa está em alta
Rodrigo Koxa está em alta (Divulgação)

Escrito por

Nascido em Jundiaí (SP) e radicado no Guarujá, Rodrigo Koxa, assim como grande parte dos brasileiros, chegou a se aventurar no futebol na infância, mas logo descobriu sua verdadeira paixão e vocação: o surf.

A paixão pelas ondas surgiu por volta dos 14 anos, após o paulista ver uma matéria sobre os big riders (surfistas de ondas maiores).

A partir disso, Koxa focou em sua trajetória no surf de ondas gigantes e rodou diversos lugares do mundo, como México, Indonésia, Havaí, Taiti, entre outros. O lugar favorito de Rodrigo, porém, é Nazaré, em Portugal. Em 30 de abril de 2018, a fera ganhou o cobiçado prêmio Quiksilver XXL Biggest Wave, no Big Wave Awards, da World Surf League (WSL), maior entidade do esporte, e também teve a sua onda oficializada pelos juízes da Big Wave Awards como a maior já surfada na história. Ele agora detém a posição no Guinness, o Livro dos Recordes, de ter surfado a maior onda da história da World Surf League.

A onda foi surfada por Koxa em 8 de novembro de 2017, na Vila de Nazaré, na cidade de Leiria, em Portugal. O feito foi declarado como o novo recorde mundial, cuja onda teve cerca de 80 pés, o equivalente a 24,4m. A marca superou a anterior, datada de 2011, estimada em 78 pés, e alcançada na ocasião pelo surfista Garrett McNamara. Em agosto de 2010, Rodrigo havia alcançado outro recorde. No Chile, surfou a maior onda já vista naquele país, estimada em mais de 60 pés de face, o que equivale a 21 metros, lhe rendendo o recorde de maior onda surfada da América do Sul.

Abaixo uma  entrevista com Rodrigo Koxa:

Qual é o balanço que você faz da carreira e quais são os momentos mais especiais?

O balanço que eu faço da minha carreira, até o momento, é super positivo. Hoje eu me sinto extremamente realizado, pois tudo que trabalhei a vida inteira com muito amor, as ondas grandes. resultou no prêmio máximo da carreira de um surfista de ondas gigantes. Todo 'Big Rider' almeja surfar a maior onda do Swell e da temporada. Por isso, meu sonho era ganhar o XXL, que é o o Oscar das ondas gigantes. Poder vivenciar isso, com o plus do recorde mundial, é algo extremamente gratificante para mim. Os momentos da minha história que eu guardo com mais carinho são muitos (risos). O principal gira em torno do recorde. A sensação de surfar a onda, a sensação de escutar o seu nome num evento de gala como o grande vencedor da noite, por ter quebrado um recorde, a entrega do diploma do Guinness, acho que foram os mais intensos, mas tiveram outros momentos incríveis também, como o Swell do Red Code em Teahupoo, em 2011, que me rendeu um prêmio surfer poll, a onda gigante que desbravei e surfei no Chile, em 2010, que me deu o meu primeiro recorde sul-americano e a minha primeira final do XXL, entre outros.

O que você tem a falar da sensação ao ganhar o título mundial?

A sensação do momento foi inexplicável. A melhor da minha vida. Naquele momento eu senti que tudo o que eu vivi na minha vida fez sentido. Todos os seres humanos vivem momentos bons e ruins, altos e baixos em suas vidas. Comigo não foi diferente. Mas naquele momento que escutei meu nome, um filme passou em minha cabeça e tudo pareceu fazer todo sentido. Após o título, apesar de eu continuar o mesmo, desejando o mesmo objetivo, que é continuar a surfar as maiores ondas do mundo, a minha popularidade, fora do Surf, aumentou sim e eu fico contente de poder representar meu esporte e trabalho fora do mercado especializado. Hoje eu faço palestras motivacionais e posso contar sobre conquistas, trabalho em equipe, resiliência e de nunca desistir do sonho, além de passar a minha experiência com o Surf com o recorde para públicos diversificados.

Quais são os principais objetivos na carreira atualmente?

O principal objetivo na minha carreira sempre foi surfar as maiores ondas do mundo. Hoje eu estou no meu melhor momento, com muita experiência, pois pratico Surf há mais de 30 anos e me dedico às ondas grandes há mais de 20, realizado profissionalmente, motivado ainda mais com o recorde mundial e muito treinado fisicamente. Também estou muito treinado nas ondas de Nazaré, onde quebram as maiores ondas do mundo (os dois últimos recordes mundiais foram lá). Esta é a minha 6ª temporada no local e hoje eu já estou disputando o XXL Big Wave Awards 2019 novamente. Sendo o atual campeão, o meu desejo agora e defender o meu título e me tornar bicampeão mundial. Meu lema sempre foi me superar, então acredito que essa seria uma boa superação, quem sabe até quebrar meu próprio recorde numa próxima temporada. Também tenho o objetivo de continuar a trabalhar com palestras, pois este é um trabalho que muito me enriquece, do qual eu me especializei em oratória e coach, além de ser possível consolidá-lo com a rotina de treinos e Surf. Nas palestras, eu consigo atingir pessoas que não imaginam o que é o Surf de ondas grandes e desta forma eu consigo expandir a modalidade no Brasil e no mundo. O meu objetivo é contribuir para a expansão do esporte Surf como um todo, ou seja, tanto como uma atividade profissional ou como uma prática de recreação esportiva, enfatizando os benefícios da atividade na qualidade de vida, dentro e fora da água.

Como você analisa o momento do surf no Brasil?

Eu entendo que estamos no melhor momento do surf no Brasil. Hoje, nosso país é destaque em todas as modalidades, ou seja, nas ondas grandes, na competição, no longboard, no sup, no feminino, etc. Com esta fase excelente que estamos vivendo, eu projeto um crescimento muito favorável nos próximos anos. O Brasil é hoje o país do Surf. Então meus objetivos são muito otimistas também.

Como será a busca pelo bicampeonato mundial?

Eu estou buscando o bicampeonato, então eu estou defendendo o título mundial de onda gigante (XXL Biggest Wave) de 2018 e já estou concorrendo com boas ondas para 2019, que a janela vai até o dia 20 de março, então qualquer um que surfar uma boa onda até esse dia, tem como concorrer com as minhas ondas, que já estão inscritas. Então, eles só inscrevem as melhores ondas e eu tenho já umas quatro ondas inscritas da XXL.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter