Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletismo dos Estados Unidos pressiona COI para mudar a data de início das Olimpíadas

Diante da crise, atletas norte-americanos pedem o adiamento dos Jogos de Tóquio e apelam ao Comitê Olímpico Internacional, que priorizem a saúde e a segurança de todos

Justin Gatlin é um dos representantes do atletismo norte-americano (Foto: Divulgação)
Escrito por

Ao longo da semana, vários atletas e comitês defenderam o adiamento da Olimpíada de Tóquio, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) reafirmar que pretende iniciar o evento na data programada, 24 de julho. Nos Estados Unidos, o atletismo do país, através de Max Siegel, chefe da USA Track & Field (USATF), divulgou uma carta, em que faz um apelo ao Comitê Olímpico e Paralímpico norte-americano (USOPC) para pressionar o COI em defesa de seus atletas.

- Nossos atletas estão sob muita pressão, estresse e ansiedade, e a saúde mental deles e seu bem-estar estão entre nossas maiores prioridades. A coisa mais certa e responsável a se fazer é priorizar a saúde e segurança de todos e reconhecer apropriadamente o impacto que essa difícil situação tem e continuar a ter sobre nossos atletas na preparação para as Olimpíadas. Por essa razão, a USATF pede ao Comitê Olímpico e Paralímpico americano que defenda ao COI o adiamento das Olimpíadas de 2020 em Tóquio - comentou em nota.

Em entrevista ao jornal 'The New York Times', o presidente do COI, Thomas Bach, disse não haver necessidade de tomar medidas drásticas, já que os Jogos só começam daqui há 4 meses. Já o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que não pretende adiar o início do evento.

Na última sexta, a Natação dos Estados Unidos também anunciou uma nota ao USOPC em que pede o adiamento da Olimpíadas. No entanto, a entidade alegou que dará mais tempo para o COI definir o futuro dos Jogos de Tóquio 2020.

Com isso, aumenta a pressão sobre o COI para a mudança na data de início dos Jogos. No Brasil, o COB também defendeu o adiamento e teve de confederações de diversas modalidades, em apoio aos atletas e na intenção de evitar a propagação e o contágio do coronavírus.

O USATF, em sua rede social, criou um site com informações sobre o COVID-19 na intenção de publicar informações atualizadas a atletas, treinadores, representantes de atletas, organizadores de eventos e membros. Segundo a entidade, a página será atualizada regularmente à medida que novas informações surgirem.