Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo levam ouro no Troféu Brasil

Baiana derrotou holandesa campeã olímpica na Rio-2016 para conquistar o título

CBDA/Divulgação
Escrito por

Os brasileiros Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo conquistaram no último domingo o primeiro Troféu Brasil – Maria Lenk de maratonas aquáticas, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A competição serviu de seletiva para o Campeonato Sul-Americano e para o Pan-Pacífico deste ano.

Para a segurança dos atletas, o Corpo de Bombeiros resolveu atrasar o início da prova até que a visibilidade fosse suficiente para o bom andamento da disputa, devido ao mau tempo.

Na disputa dos homens, Alexandre Finco liderou o pelotão na primeira volta. Diogo Villarinho assumiu a ponta nas duas seguintes, mas, na última, Allan e Victor Colonese dispararam para a liderança. O baiano bateu na frente e conquistou o título. Colonese ficou com a prata e Luiz Gustavo Barros com o bronze.

Com o resultado, Allan e Colonese garantiram vaga no Sul-Americano e no Pan-Pacífico.

– Foi uma prova muito importante e muito difícil. As condições do mar eram complicadas para o ritmo de braçadas, mas consegui dar o sprint final para esta vitória histórica por ser o primeiro Troféu Brasil e por ser classificatória para as duas principais competições da temporada da maratona aquática – disse Allan.

No feminino, a principal disputa do dia era esperada: Ana Marcela Cunha, eleita melhor do mundo em 2017, e Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica em 2016, caíram na água para um reencontro. A holandesa dominou boa parte da prova, mas, nos últimos 1500 metros, a brasileira apertou o ritmo e conquistou a vitória. Viviane Jungblut chegou em terceiro.

No pódio, por Sharon não ser brasileira, Viviane recebeu uma medalha de prata e Gabriela Ferreira ficou com o bronze. Com o resultado, Ana Marcela e Viviane representarão o Brasil nas competições internacionais.

– Esse tipo de mar me favorece um pouco. Gosto desse mar mexido, desse tipo de disputa e consegui acertar minha estratégia de dar o sprint no final para conseguir o título. Estou muito feliz com o resultado, do tipo de prova e agora é mudar a chave para as competições de piscina – falou Ana Marcela.

O Troféu Brasil – Maria Lenk de maratonas aquáticas contou com 49 atletas, representando 14 clubes. A competição de natação começa nesta terça-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.