Atleta de eSports lança Instituto para ajudar jovens estudantes no Brasil

O Instituto YoGamers do Bem, projeto social idealizado pelo gamer Felipe 'YoDa' Noronha alcançará novo marco na vida de crianças e adolescentes de escolas públicas

Instituto YoGamers do Bem
Projeto tem o objetivo de promover a inclusão dos jovens no mercado de games e tecnologia (Foto: Divulgação)

Escrito por

"Assim como o game transformou minha vida, quero fazer o mesmo pela vida das pessoas". Empresário, atleta de eSports e streamer, Felipe "YoDa" Noronha criou o YoGamers do Bem com o objetivo de ampliar a oportunidade de jovens de escolas públicas e promover inclusão no mercado de games e tecnologia. Agora, seu projeto social alcançou um novo marco: nasce o Instituto YoGamers do Bem, instituição sem fins lucrativos, que poderá realizar o sonho de milhares de pessoas, com possibilidade de novas salas Gamers por todo Brasil.

- Vivemos um momento muito delicado no mundo, em que devemos nos cuidar e preservar a saúde de todos. Mas é diante das dificuldades que lutamos ainda mais para dar a volta por cima. Não desistiremos dos nossos sonhos e vamos seguir fazendo o possível pelo bem das pessoas e pela transformação social da população através dos games. Desde 2015, os projetos sociais fazem parte das nossas atividades e, agora, o Instituto Yogamers do Bem será um marco histórico - festejou YoDa.

O Instituto YGB também será o pontapé inicial da parceria da HyperX com o projeto. A empresa, que nomeou 'YoDa' como um de seus embaixadores no ano passado, vai contribuir com o Instituto e dará seu apoio aos alunos da sala Gamer YGB/BHA, localizada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG),que tem parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier e as Secretarias de Educação e Cultura de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins.

- O 'YoDa' faz parte do nosso time de embaixadores e para nós é um prazer apoiar essa causa tão nobre, idealizada por ele - disse Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing da HyperX na América Latina.

- Estamos muito orgulhosos em participar da causa do Instituto e vamos oferecer aos alunos atendidos pelo YGB a oportunidade de aprender sobre o mercado com os mesmos headsets e acessórios usados por jogadores profissionais, que vão permitir uma experiência realmente imersiva e de alta performance para os alunos - completou o gerente.

- O Instituto YoGamers do Bem concretiza o sonho da inclusão digital e do acesso ao conhecimento do universo Gamer. Teremos ainda mais força para melhorias na sala Gamer YGB/BHA e o apoio de uma grande parceira como a HyperX será fundamental para manutenção de nossas atividades e a expansão de novas salas gamers - afirmou Adriana Noronha, idealizadora do YoGamers do Bem e COO da SehLoiro, empresa especialista em projetos de conteúdo e assessoria de atletas e influenciadores gamers.

A ideia foi desenvolvida por YoDa, familiares, colaboradores, fãs e a comunidade gamer. Através do conhecimento e das oportunidades, é possível transformar a vida de inúmeras famílias.

Com base nesses preceitos, o corpo diretivo do Instituto YGB será formado, além de YoDa (Presidente) e Adriana (Vice-Presidente), também pelo pai do streamer, Márcio Noronha (Diretor Operacional), pelo avô, Marco Antonio Piller (Diretor Financeiro). As psicólogas Alessandra Dutra e Gabriella Machado serão conselheiras fiscais. Os profissionais do segmento gamer Yuri Freire (Presidente) e Eduardo Enrietti (Diretor) também compõem o Conselho.

Agora, os fãs poderão fazer os donates (doações) por meio das streams do YoDa (twitch.tv/yoda) diretamente para o paypal do Instituto YoGamers do Bem, que também contará com uma conta bancária para receber ajuda financeira de apoiadores. O Instituto passa a receber royalties da SehLoiro (produtos e licenciamento da marca 'Y' e YoDinha), para a manutenção das salas gamers e melhoria de atendimento aos jovens em formação.

PROJETO ESPECIAL - FUTEBOL DOS STREAMERS

Alguns projetos especiais são realizados para ajudar o YoGamers do Bem e, a partir de agora, serão fundamentais para o desenvolvimento do Instituto YGB. O Futebol dos Streamers, criado no fim do ano passado em uma parceria da Sehloiro com a nøline, consultoria geradora de conteúdo gamer e geek, é uma pelada beneficente que conta com o apoio e a participação de celebridades do mundo gamer.

Em 2019, o duelo Time YoDa x Time BrTT, transmitido pela Twitch, contou com pico de audiência de 130 mil, com 319 mil espectadores únicos na transmissão através do canal do YoDa (twitch.tv/yoda). Cerca de R$ 20 mil foram arrecadados em donates dos internautas – que não vieram somente do Brasil, mas também dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Espanha e Alemanha.

A HyperX também participou do projeto com a doação de acessórios e premiou o Craque do Jogo com um Headset Gamer. Para 2020, está programada a segunda edição do Futebol dos Streamers (mais informações em breve).

YGB/BHA - AULAS SUSPENSAS

Em decorrência da pandemia de coronavírus, a abertura oficial da Turma 2020 do YGB foi suspensa até segunda ordem, seguindo orientações do Ministério da Saúde e das Secretarias de Educação de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins. Ao todo, 80 alunos, serão beneficiados e participarão do projeto durante o contraturno escolar.

O YoGamers do Bem beneficia 80 (oitenta) crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 (dez) anos e 16 (dezesseis) anos, de ambos os sexos, em atividades e oficinas realizadas na sala Gamer do BHA, residentes nos municípios de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins, que participarão do projeto durante o contraturno escolar.

A novidade a partir desse ano é a oferta aos alunos entre 14 e 15 anos de um Curso extra opcional de 40 horas. A nova proposta oferece aos jovens, a qualificação para atendimento ao público, com conteúdos referentes à comunicação assertiva, postura, linguagem corporal, entre outros. O curso extra acontecerá somente no segundo semestre, às sextas feiras das 13h às 17h e deverá ser autorizado pelos pais/ responsáveis.

SOBRE YOGAMERS DO BEM

Projeto de responsabilidade social, que nasceu na empresa SehLoiro, fundada por Felipe 'YoDa' Noronha, streamer, atleta campeão brasileiro de eSports, empresário e um dos maiores empreendedores do mercado Gamer de nosso país. Em abril de 2019, em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier, as Secretarias de Educação e Cultura de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

A SehLoiro inaugurou a primeira sala Gamer YGB/ MG, com sede no terminal 03 do Aeroporto. Um ano depois, nasce o Instituto YoGamers do Bem, instituição sem fins lucrativos, que ganha vida própria e tem como objetivo principal promover a inclusão digital, o conhecimento ao universo gamer e a transformação sociocultural de jovens a partir de 10 anos de idade, matriculados em escolas públicas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter