Arte Copa do Mundo de Basquete

Copa do Mundo FIBA reúne craques do basquete e briga pelo título promete emoção (Arte: Marina Cardoso/Lance!)

Rodrigo Souza
30/08/2019
20:00
Rio de Janeiro (RJ)

A Copa do Mundo de Basquete Masculino começa na madrugada deste sábado e o primeiro dia de competição terá a disputa de oito partidas. O torneio, que é organizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), será realizado na China. A Seleção Brasileira participará e estreia no domingo, contra a Nova Zelândia, às 5h (de Brasília), em Nanjing. 

Atuais bicampeões e maiores vencedores do Mundial, com cinco títulos, os Estados Unidos chegam novamente com o favoritismo, mesmo sem as principais estrelas. Diferentemente do que aconteceu nas conquistas de 2010 e 2014, os americanos não terão vida fácil desta vez e apostam em jovens talentos e na experiência do técnico Gregg Popovich. 


Quem pode surpreender os Estados Unidos? Quem são os candidatos ao prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso)? Como chega a Seleção Brasileira? O LANCE! mostra todos os destalhes da Copa do Mundo 2019 e responde todas essas perguntas. Confira! 

COMO CHEGA O BRASIL?

Brasil x Argentina - Basquete Masculino
Didi foi selecionado recentemente para o New Orleans Pelicans, da NBA (Foto: Bellenger/IS/FFBB)

Comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic, a Seleção Brasileira aposta na mescla entre veteranos e jovens. Atletas experientes como Marcelinho Huertas, Leandrinho, Alex Garcia, Marquinhos e Anderson Varejão, que possuem grande experiência no basquete norte-americano e europeu, irão dividir espaço com nomes promissores da nova geração como Yago, Bruno Caboclo, Cristiano Felício e Didi, que recentemente foi selecionado para a NBA.

Convocados do Brasil: Marcelinho Huertas, Rafael Luz e Yago (armadores); Marquinhos, Leandrinho, Didi e Vitor Benite (ala-armadores); Alex Garcia, Augusto Lima e Bruno Caboclo (alas); Cristiano Felício e Varejão (pivôs).

QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO MVP?

Antetokounmpo - Grécia
Antetokounmpo é o atual MVP da NBA (Foto: Divulgação/Grécia)

A grande estrela do Mundial da China é o grego Giannis Antetokounmpo, de 24 anos. O atual MVP da NBA é o favorito na briga pelo prêmio de melhor jogador do torneio. Além do astro da Grécia, o ala-pivô sérvio Nikola Jokic e o armador americano Kemba Walker completam a lista de candidatos.

QUEM PODE AMEAÇAR OS ESTADOS UNIDOS?

Sérvia- Basquete
Sérvia foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio e aposta as fichas em Nikola Jokic (Foto: Divulgação/Sérvia)

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, a Sérvia é a principal candidata a derrubar o reinado dos Estados Unidos, que conquistou o Mundial nas últimas duas edições. Após quase vencerem os americanos no Rio, os sérvios terão uma nova oportunidade de mostrarem o seu valor e, desta vez, a seleção americana não terá os principais astros. O destaque da equipe é o ala-pivô Nikola Jokic. 

ATUAIS CAMPEÕES ENFRAQUECIDOS?

USA - Basquete
Estados Unidos é o atual bicampeão mundial (Foto: Divulgação/USA)

Atual tricampeão olímpico e bicampeão mundial, a seleção americana terá que lidar com uma realidade diferente no Mundial da China. Após o fim da era sob o comando do técnico Mike Krzyzewski, os Estados Unidos buscam se adaptar ao novo treinador Gregg Popovich. 

Alem disso, os americanos terão que superar as ausências das grandes estrelas e apostarão suas fichas na juventude de atletas como o ala-armador Donovan Mitchell e o ala Jayson Tatum. O grande líder desta vez será o armador Kemba Walker, que recentemente se juntou a Tatum no Boston Celtics.

Mesmo sem as principais estrelas, os Estados Unidos ainda são os favoritos na briga pelo titulo mundial. Os americanos são os maiores medalhistas no total (12) e lideram em ouro (5) - empatados com a Iugoslávia, que não alcança o pódio desde 2002 quando foram os campeões.